Oito mil habitantes serão beneficiados
O Instituto Brasília Ambiental concedeu licença ambiental simplificada para as obras de drenagem do condomínio rural residencial RK (Rancho Karina), localizado na região dos lagos, em Sobradinho. A ação beneficia cerca de oito mil habitantes. “É a execução de uma etapa muito esperada pelos moradores”, destaca o superintendente de licenciamento do Instituto, Alisson Neves.
A aprovação da licença ambiental simplificada significa conceder à comunidade e à região, de um modo geral, segurança no que se refere à estabilidade de solo e a um fluxo de drenagem que seja sustentável. Essa é uma providência, no conjunto de ações, que a Superintendência vem realizando para os parcelamentos.
Neves ressalta que depois de colocar fim na fila de processos de licenciamento de postos de combustíveis, a superintendência agora se volta para o parcelamento de solos, do qual a drenagem é uma das etapas mais importantes. A licença expedida para o condomínio RK é um dos primeiros resultados desse novo foco.
O RK é um condomínio antigo, criado em 1992, porém com um déficit considerável de infraestrutura, em especial, para a questão da drenagem. “No parcelamento do solo se não há um sistema de drenagem, não tem como ter infraestrutura. O que acaba causando acidentes ambientais que colocam em risco, inclusive, a saúde das pessoas porque se abre espaço para erosões, alagamentos, desabamentos, uma série de consequências de grande perigo para a vida humana”, explica o superintendente.
Com vista panorâmica para a região serrana de Sobradinho, o condomínio RK abrange uma área de 18.188,85 hectares. Tem cerca de 2.080 lotes divididos em dois grandes conjuntos habitacionais, o Antares e o Centauro, além de 41 lotes comerciais.
* Fonte: Agência Brasília, Edição: Carolina Jardon,com informações do Instituto Brasília Ambiental