Sobradinho ii

O nome Sobradinho II surgiu devido à sua proximidade com a cidade de Sobradinho, de onde a maioria dos moradores migrou, devido à situação crítica com relação ao crescimento populacional. Diversos lotes abrigavam mais de uma família, que moravam em condições precárias. Como Sobradinho não possuía projeto de expansão territorial, em 1990, foi instituído o programa habitacional para a população de baixa renda, sendo implantados assentamentos em diversas cidades do Distrito Federal.

PERFIL DO ADMINISTRADOR

 

Diego Rodrigues Rafael Matos (foto acima). Formado em História e Pedagogia. Foi professor temporário na Secretaria de Educação e assessor parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Também atuou como professor em cursinhos.  

SOBRADINHO II

Sobradinho II, cidade que carrega o nome da sua vizinha, foi desmembrada de Sobradinho em 27 de janeiro de 2004, por meio da Lei nº 3.314. Situada a aproximadamente 26 km do Plano Piloto, a região limita-se ao Norte com o cemitério da cidade e com o Condomínio Setor de Mansões, ao Leste com o Ribeirão e Sobradinho, a Oeste e Noroeste com diversos condomínios surgidos na região e ao Sul com o córrego Braço do Paranoazinho e chácaras.

Sobradinho não possuía um projeto de expansão urbana, o que gerou um grande problema com o crescimento das famílias locais e com a chegada, constante, de novos moradores. Diversos lotes passaram a abrigar mais de uma família. Em 1990, para resolver o problema que afetava diversas regiões do Distrito Federal, foi criado o Programa de Assentamento de População de Baixa Renda. Foi quando a Região Administrativa experimentou um boom populacional.

Em agosto de 1991, com o objetivo de dar continuidade ao programa de assentamento da camada de baixa renda, o Governo desapropriou as glebas de terras situadas na fazenda Paranoazinho e na Fazenda Sobradinho, lugar denominado de Largo do Saco da Lagoa, ambas situadas na Região Administrativa de Sobradinho.

Nessa época, começaram a surgir os condomínios em diversas áreas do Distrito Federal. Alguns proprietários de chácaras decidiram dividir as terras, e vender os lotes para familiares e parentes. Cada um construía sua moradia e, juntos, formavam uma comunidade.

A primeira missa comemorativa pelo aniversário da cidade foi celebrada no dia 11 de outubro de 1991, pelo padre Jonas Vettoracci. Desde então, essa é a data escolhida para se comemorar o aniversário da cidade.  Durante a semana de festividades são promovidos shows e atrações culturais, eventos religiosos, desfiles cívicos, brincadeiras infantis e competições esportivas.

A região onde foi implantado o assentamento de Sobradinho II localiza-se em uma superfície topográfica plano-ondulada, com declives suaves, próximo ao Ribeirão Sobradinho e seu tributário o Córrego Paranoazinho, integrantes da Bacia do Rio São Bartolomeu.

 

Administração

Administrador (a) Osmar da Silva Felício ( Osmarzão ).
Empossado em:  10/06/2020 – ATUAL

Administração Própria

Em 27 de janeiro de 2004, o Decreto nº 3.314, criou a Região Administrativa XXVI – RA- XXVI.

Características da Região

A região onde foi implantado o assentamento de Sobradinho II localiza-se em uma superfície topográfica plano-ondulada, com declives suaves, próximo ao Ribeirão Sobradinho e seu tributário o Córrego Paranoazinho, integrantes da Bacia do Rio São Bartolomeu. A distância de Sobradinho II para o Plano Piloto de Brasília é de aproximadamente 26 km, a partir dos acessos pela DF 420, DF 150 e BR 020. Limita-se ao Norte com o Cemitério da cidade e Condomínio Setor de Mansões, ao Leste com o Ribeirão e Sobradinho, a Oeste e Noroeste com diversos condomínios surgidos na região e ao Sul com o córrego Braço do Paranoazinho e Chácaras da região.

COntribua com nosso jornal

Email

contato@jornaldesobradinho.com.br

Telefones

+(55) 61 99674-7010
+(55) 61 3263-3074

Endereço

Comercial da Quadra 06 Área Reservada 02 Edifício Lê Premier Sala 412 Kit/Sala – Sobradinho 1 – DF – CEP: 73.025-060
error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat