Você com certeza em algum momento da sua vida você deve ter ouvido falar em etiqueta, certo? Mas e em etiqueta profissional, você já ouviu falar dela?

Em uma relação social é fundamental saber lidar com as pessoas com ética e respeito. O conceito de etiqueta corporativa vem crescendo em importância e trata de questões que deveriam ser simples, como tratar as pessoas com respeito e as regras de conduta profissional.

A questão da ética profissional está a cada dia mais sendo deixada de lado pelas novas empresas, porém o que por um lado é ruim pode ser uma ótima oportunidade para você e sua empresa ganharem mais espaço e reconhecimento em sua área de atuação

Mas para saber lidar melhor com os problemas atuais sobre ética profissional, primeiro precisamos saber o que é etiqueta corporativa e etiqueta profissional, a diferença entre as duas e sua importância;

Etiqueta profissional

A ética profissional visa a aparência de um funcionário de forma individual. O respeito e etiqueta cabem em qualquer lugar sempre. Os líderes empresariais muitas vezes se veem com a obrigação de ter que evitar que seus colaboradores passem por situações desagradáveis, conversando com eles antes de eventos, por exemplo, para que não aconteçam possíveis mal entendidos e por consequência a falta de etiqueta e respeito.

¬¬O profissional, seja qual for à área de atuação, deve se portar bem e aprender como se relacionar com outras pessoas e, sobretudo, saber como agir em determinadas situações corporativas de forma profissional.

Quando está em uma reunião de negócios, festas, eventos corporativos ou quando esta junto a clientes, parceiros, acionistas, fornecedores, profissionais de mídias entre outros, o profissional deve ter sempre uma postura adequada e jamais confundir relacionamento profissional com o pessoal.

Nessas ocasiões podem acontecer algumas situações desagradáveis como fofocas, não comparecimento, flertes, desrespeitos ou qualquer outro acontecimento que possa deixar  quem está ao redor desconfortável, como os chefes,  colaboradores, acionistas e companheiros agindo de forma que não deixe uma boa aparência pra empresa deixando uma imagem desagradável.

A etiqueta profissional está ligada ao comportamento do funcionário dentro do ambiente de trabalho. E é importante falar sobre ela, pois a cada dia mais empresas estão demitindo funcionários por mau comportamento.

Etiqueta corporativa

Mas se tratando de etiqueta corporativa, o profissional de RH é a pessoa mais indicada para dar as instruções aos funcionários, alertando sobre código de vestimenta por exemplo. Quando um líder ou chefe fala isso para sua equipe, pode soar um pouco evasivo, mas, se o RH mandar um e-mail para todos os funcionários com tais informações, isso é visto de uma maneira mais profissional. Portanto, para manter a ética, o apoio do RH é extremamente fundamental para o bom funcionamento empresarial.

A etiqueta corporativa trata desde a forma de vestir no ambiente de trabalho, falar através do celular ou telefone fixo, agir durante uma reunião ou negociação até o uso adequado do e-mail e redes sociais virtuais. Não adianta a empresa se preocupar com a qualidade de seus produtos e serviços se não cuidar da qualidade de seus profissionais e dos seus relacionamentos!

Existem alguns testes de ética padrão que podem ser aplicados pelo departamento de RH das empresas, por exemplo, uma das ferramentas que pode ser utilizada para o reconhecimento de bons profissionais é o  “PIR – Potencial de Integridade Resiliente”, que é uma ferramenta de gestão e desenvolvimento, que busca acessar a resiliência dos profissionais quando confrontados em dilemas éticos nas organizações, suportando-as no grande desafio de identificar, desenvolver e restabelecer balizadores de integridade.

O coaching é um processo cujo objetivo maior é apoiar o aumento do nível de resultado da performance de pessoas, de times e das organizações, usando métodos e técnicas e também é uma fermenta que pode ser utilizada para auxiliar essa empresa a melhorar o desempenho de seus funcionários. A partir desse ponto, o coaching pode auxiliar a etiqueta corporativa com base em seu foco, planejamento, ação e nas melhorias contínuas, sempre instruindo e analisando seus líderes e profissionais da melhor forma possível.

Hoje em dia principalmente com o avanço da tecnologia você pode fazer com que sua empresa apareça mais com maior facilidade, utilizando o marketing e/ou marketing digital. Porém, por outro lado isso pode ser bem prejudicial, porque qualquer gafe ou deslize hoje em dia acaba sendo muito difícil de ser apagada da mente das pessoas pois a qualquer momento pode ser revivida pelas mídias sociais.

Por isso manter a etiqueta corporativa na sua empresa é tão  importante, a aparência de seus funcionários  reflete diretamente como os outros, tanto pessoa física quanto outras empresas, veem o seu negócio.

Manter uma boa aparência é lucrar mais, pois com isso você  consegue ganhar credibilidade e sua empresa se torna mais requisitada no mercado .

Centro Universitário UNIFAEL

61 30510101

61 981359999

End: Quadra 6 Ed. Lions, Sub-Solo – Sobradinho-DF (ao lado do NA HORA)