Foram utilizados materiais pesados e perfis metálicos para o restabelecimento seguro do tráfego de veículos e pessoas
O programa GDF Presente conteve uma erosão na ponte de acesso à comunidade Boa Vista, na Fercal. Foram utilizados materiais pesados e perfis metálicos, doados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), para o restabelecimento seguro do tráfego de veículos e pessoas.
A erosão foi provocada pelas fortes chuvas que caíram sobre a comunidade no início da semana. No dia seguinte, terça-feira (13), a equipe partiu para o local.
“Estávamos resolvendo uma situação de alagamento na comunidade Bananal, mas foi necessário deslocar todos os equipamentos para a Boa Vista. Depois de resolvido o problema lá, voltamos para a Bananal”, explica o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves.
Os perfis metálicos foram colocados na vertical e o material pesado foi usado para forrar o espaço da ponte, com apoio de uma retroescavadeira. Em seguida, houve a cobertura com expurgo de brita e terra. Na quarta-feira (14), foram construídas saídas de água e duas grandes elevações para redução do fluxo da água sobre a estrutura.
“As pessoas não estavam conseguindo passar pela ponte, principal acesso à comunidade. Agora, o local já voltou à normalidade”, afirma Alves.
Mais de 20 pessoas participaram do serviço, incluindo nove reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), com apoio de maquinários como motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões.
Fonte: Catarina Loiola, da Agência Brasília , Edição: Carolina Lobo