Levantamento de site global de viagens dá destaque para a capital do país

Seis dos 10 destinos mais procurados nas férias de verão não ficam no litoral. Levantamento do site mundial de viagens Expedia Group indica que Brasília se destaca como a 8ª cidade mais procurada para a temporada de dezembro de 2019 de janeiro de 2020 no Brasil. Além das cidades litorâneas do Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Florianópolis, apareceram na lista São Paulo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Brasília, Gramado e Belo Horizonte.

Para a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, a tendência é que a capital federal ganhe cada vez mais força na rota turística nacional. “Essa colocação mostra que o turista está mais aberto para conhecer outras belezas e histórias do nosso país, além das praias. O Governo do Distrito Federal está realizando um trabalho de estruturação das atividades para promover Brasília, atrair e acolher turistas, o que gera mais empregos e movimenta a economia da cidade”, avalia a secretária de Turismo.

De acordo com o Ministério do Turismo, a procura por outras variedades de destinos, além das praias, tem crescido desde 2014. A visita ao Brasil pelo ecoturismo, por exemplo, teve aumento de 27,3% na alta temporada de 2018. Outro dado apontado pelo ministério indica que 1 em cada 10 turistas internacionais vieram ao país pelo turismo cultural, no mesmo período.

No topo dos destinos nacionais e mundiais

Outro levantamento recente, dessa vez realizado pelo Google, Brasília está em 4º lugar no ranking dos destinos mais procurados entre os brasileiros para 2020. A pesquisa é global e a capital federal ficou atrás apenas de Londres (1º), Rio de Janeiro (2º) e São Paulo (3º). Para chegar ao resultado, a empresa utilizou a ferramenta Google Travel e considerou as reservas feitas ao longo de 2019 para este ano.

Opções de lazer em Brasília

A capital federal é muito mais do que um centro histórico e político, e também vai além das atrações arquitetônicas, já mundialmente reconhecidas. A cidade possui outros pontos fortes para turismo e lazer. Quem visita Brasília pode conhecer diversas cachoeiras, parques, rios, além de toda a orla do Lago Paranoá. Isso faz dela a cidade ideal para a prática de turismo de aventura e de esportes aquáticos como kitesurf, windsurf e caiaque, além de parapente e outros esportes radicais.

O turismo rural também é uma boa pedida para quem busca de tranquilidade e descanso. A noite brasiliense é agitada e abriga bares e restaurantes das mais variadas fontes de gastronomia e para diferentes bolsos. Outra atração que só Brasília tem é a cerimônia da Troca da Bandeira, que ocorre no primeiro domingo de cada mês. É uma das maiores expressões do turismo cívico do país.