O atleta Caio Bonfim e sua treinadora, Gianetti Sena Bonfim, já estão na Vila Olímpica de Paris. Foram os primeiros representantes do Atletismo Brasil a chegar na França, vindos de Serra Nevada, na Espanha, onde passaram 21 dias treinando em altitude logo depois do Troféu Brasil. Caio ainda está se aclimatando à Vila, mas já escolheu um percurso lá mesmo para fazer um treino .
“A Vila é um mundo dentro de uma cidade. A gente chegou um pouco mais cedo do que a galera do atletismo, tivemos uma ótima recepção do COB e da CBAt e já estamos convivendo com atletas de outras modalidades. A estrutura do Brasil é ótima, tem até uma casa brasileira – comi arroz e feijão, que delícia!”, disse Gianetti Sena Bonfim, mãe e treinadora de Caio. “Essa vibe da Vila exige cuidado porque os atletas têm de ser centrados, focados no objetivo.”
Gianetti explicou que ela e Caio sempre incluem o treino na altitude na preparação para grandes competições. “Tem um lado científico de treinar na altitude e descer para o nível do mar e também a questão de fuso – Espanha e França têm o mesmo horário. Para o Brasil são cinco horas e o corpo sofre. E o clima também estava parecido”, disse a treinadora, que faz a preparação do atleta juntamente com o seu marido, João Sena Bonfim, também o coordenador do projeto do CASO, de Sobradinho, Distrito Federal, clube do marchador. “A gente mora em Brasília, que já tem uma altitude de 1.200 metros, e chegamos lá botando quente nos treinos”, comentou.
Gianetti contou que a pista do Stade de France só será liberada para treinamentos no domingo (28/7). “Vamos ficar por aqui, treinar. O Caio treinou num percurso que escolhemos nesse primeiro dia, aqui mesmo na Vila, mas vamos procurar um parque por perto, para não pegar trânsito. O descanso é tão importante quanto o treino.”
A marcha atlética 20 km abre o programa olímpico do atletismo e será realizada no dia 1 de agosto, quinta-feira, a partir das 2:30 (horário de Brasília), na Praça do Trocadéro. A marcha feminina terá largada às 4:30 (de Brasília).
Um grupo maior de brasileiros está em Desmor, no Centro de Treinamento de Rio Maior, complexo desportivo de Portugal.
Treinam no local: Ana Carolina Azevedo (Pinheiros-SP) – 100 m – 200 m, Douglas Hernandes (IABC/FMEBC-SC) – 4×400 m, Erik Cardoso (SESI-SP) – 100 m – 4×100 m, Felipe Bardi (SESI-SP) – 100 m – 4×100 m, Flávia Maria de Lima (FECAM/ASSERCAM-PR) – 800 m, Gabriel Aparecido Garcia (Pinheiros-SP) – 4×100 m, Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) – 20 km marcha atlética, Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros-SP) – salto triplo, Izabela Rodrigues da Silva (IEMA-SP) – lançamento do disco, Jadson Lima (Pinheiros-SP) – 4×400 m, Lucas Carvalho (Pinheiros-SP) – 400 m – 4×400 m, Lucas Vilar (SESI-SP) – 4×400 m, Matheus Corrêa (AABLU-SC) – 20 km marcha atlética, Paulo André Camilo (CAES-ES) – 100 m – 4×100 m, Renan Gallina (AA Maringá-PR) – 200 m – 4×100 m, Valdileia Martins (Orcampi-SP) – salto em altura, Vitória Rosa (Pinheiros-SP) – 100 m, Welington Morais (Pinheiros-SP) – arremesso do peso.
Fonte: webrun.com.br