Após ter sido selecionado em 2022 para Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, quando levou duas menções honrosas, o longa “Profissão Livreiro” do cineasta e realizador Pedro Lacerda que tem algunas decádas de Sobradinho, se prepara para vôos mais altos no chamado Velho Continente.

O filme foi selecionado para o Festival de Cinema Intinerante da Lingua Portuguesa,  FESTIN 2023, a ser realizado de 29 de junho a 7 de julho, com sessões em Lisboa e Almada. Serão exibidas quase 40 produções de Portugal, Brasil, Timor-Leste, Moçambique e Cabo Verde. O Livreiro de Pedro Lacerda está na tradional Mostra Cinema Brasileiro do FESTIN.

A produção narra com maestria a saga dos livreiros candangos Ivan Presença e Chiquinho da UnB, este último conhecido morador de nossa cidade. Os mesmos relatam os desafios impostos pelos novos modelos de negócio do mercado editorial, em virtude da chegada das novas tecnolgias. Também são entrevistados várias outras personalidades de Brasília e outros Estados.

Fonte: Tarcisio Pádua.