Foto: Renan Lisboa (estagiário)/CLDF

Ao condenar os atos do dia 8/1, Celina enfatizou que os crimes praticados não representam a direita brasileira

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), esteve hoje (1º) na Câmara Legislativa para participar da primeira sessão ordinária desta nona legislatura. A presença da governadora deu o tom solene do início dos trabalhos dos 24 deputados distritais eleitos para o período de 2023 a 2026. Em seu discurso aos parlamentares, a governadora em exercício enfatizou a defesa da democracia e do diálogo político e repudiou os atos terroristas cometidos contra as sedes dos três poderes da República, no dia 8 de janeiro.

“Talvez as pessoas tenham desaprendido a conversar, a dialogar institucionalmente, mas isso é necessário. Quando recebemos no Palácio do Buriti um deputado de outro espectro ideológico, a população tem que entender. Assim como o presidente da República reuniu os 27 governadores e o tema da reunião não era ideologia, mas os interesses do Brasil. Não vou me furtar a dialogar institucionalmente com ninguém. A batalha ideológica tem que ser feita no plenário, que é o local institucional para isso”, afirmou Celina. 

Ao condenar os atos do dia 8/1, Celina enfatizou que os crimes praticados não representam a direita brasileira. “A direita de bem do Brasil não apoia atos de vandalismo e de depredação do patrimônio público. Nós não apoiamos isso. Nós respeitamos as pessoas que ganharam democraticamente as eleições no nosso país”, garantiu.

A governadora também assegurou aos deputados distritais que não haverá dificuldade de diálogo com o governo. “Quero fazer um pacto Legislativo-Executivo, em que o Palácio do Buriti seja um local de diálogo com deputados da base e da oposição. Todos serão recebidos da mesma forma”, prometeu. 
 

Recondução de Ibaneis
 

Por fim, Celina declarou acreditar que o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), será reconduzido ao cargo. “Tenho expectativa do retorno em breve do governador Ibaneis ao GDF. Tanto é que continuo atendendo no gabinete de vice-governadora. Sou uma vice que agrega, que ajuda e que é leal”, enfatizou. 

Eder Wen – Agência CLDF, Foto: Renan Lisboa (estagiário)/CLDF