Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

A Fercal – região administrativa localizada na região norte do Distrito Federal – foi foco do projeto “Câmara nas Cidades” nesta quinta-feira (14), que se caracteriza por levar à população atividades e serviços prestados pela Câmara Legislativa. Os deputados distritais voltaram a atenção para a localidade e ouviram os representantes da comunidade, que apresentaram reivindicações e pediram atenção para os problemas em diversas áreas.

O rol de pedidos incluiu regularização fundiária, instalação de delegacia e construção de posto policial, expansão da rede de energia, Unidade Básica de Saúde e um hospital para atender os moradores do local, além de obras como rede pluvial, faixas de pedestre, sinalização, iluminação e escola pública.

Sobre o hospital, o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Ricardo Vale (PT), que esteve à frente da sessão ordinária, informou que a Terracap já identificou dois terrenos na cidade para receber a unidade de saúde. Por sua vez, o líder do governo na CLDF, deputado Robério Negreiros (PSD), listou uma série de melhorias que o GDF tem realizado naquela RA. Também adiantou que já foram destinadas áreas para a construção da sede definitiva da Administração Regional e de uma creche.

A deputada Paula Belmonte (Cidadania) destacou a demanda por mais creches e chamou a atenção para a urgência da regularização fundiária. “A Fercal está entre as primeiras regiões que mais contribuem com a arrecadação, por isso, precisa de mais benefícios”, defendeu. Enquanto o deputado Pepa (PP) resumiu: “A Fercal necessita muito mais de nossa atenção do que as demais regiões administrativa”.

Já o deputado Chico Vigilante (PT) se mostrou surpreso com a reivindicação por água potável, considerado um item “básico”. Para ele, é fundamental comprometer-se com a população e cobrar do governo o que precisa ser feito urgentemente. “Temos de transformar as solicitações em realidade”, conclamou.

Mais parlamentares, presente à sessão, assumiram compromisso a partir das demandas da comunidade: Doutora Jane (MDB), Rogério Morro da Cruz (sem partido), Fábio Felix (Psol) e João Cardoso (Avante). “Temos de ouvir a população para aportar os recursos necessários”, afirmou o deputado Pastor Daniel de Castro (PP). Já o deputado Max Maciel (Psol) relembrou fatos da história da cidade e lamentou: “Com mais de 60 anos de história, a Fercal ainda luta para ter equipamentos públicos básicos”.

Câmara nas Cidades prossegue

O “Câmara nas Cidades” prossegue nesta sexta-feira (15). De manhã, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa se reunirá com os moradores da Fercal a partir das 9 horas. À tarde, será realizada audiência pública com a participação dos parlamentares que integram a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) e Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT), com início às 15 horas.

Marco Túlio Alencar – Agência CLDF