Programação foi divulgada pela Fecomércio, parceira do GDF na festa que pretende colocar Brasília no calendário nacional das festas de dezembro

Uma carreata natalina com músicas e atrações circenses vai circular por onze Regiões Administrativas do Distrito Federal a partir de 17 de dezembro. Sobradinho, Fercal, Planaltina, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, Sol Nascente, Samambaia, Taguatinga, São Sebastião e Plano Piloto vão receber uma extensão do Natal Sempre Monumental, evento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio) em parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF).

A montagem do Natal Sempre Monumental já está sendo feita | Foto: Lúcio Bernardo Júnior / Agência Brasília


Quem passa pelo Eixo Monumental, inclusive, já consegue ver a estrutura que vai tomar conta do coração da cidade de 8 de dezembro a 6 de janeiro de 2020 – Dia de Reis. Cartão postal e um dos pontos turísticos mais visitados de Brasília, a Torre de TV vai se transformar na maior árvore de Natal do país com mais de 200 refletores moving lights e mais de 300 de LED coloridos.

Os equipamentos já estão instalados na torre e serão acesos em uma grande festa às 20h de domingo (8) com show pirotécnico e apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e dos bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Cláudia Mota, e do Teatro Cólon de Buenos Aires (Argentina), Federico Fernandez. Um show gratuito da cantora Naiara Azevedo ocorrerá na sequência.

Só para montar o equipamento de iluminação foram necessários mais de 1 quilômetro de cabos, centenas de polias (máquinas utilizadas para elevar verticalmente um corpo por meio da aplicação de forças em cordas ou fios) e uma equipe de 20 pessoas – entre técnicos e alpinistas. Com patrocínio do Banco de Brasília (BRB) e da Terracap, o Natal Sempre Monumental conta com o apoio da Companhia Energética de Brasília (CEB) – que disponibilizará mais de 1,5 milhão de quilowatts diariamente para iluminar o espaço – e encher os olhos dos visitantes.


Fonte luminosa

O GDF aproveita a festa para devolver à cidade outra das suas atrações turísticas que estava desativada. A fonte luminosa da Torre de TV está sendo revitalizada, trazendo de volta o show de água e luzes que encantava muitos turistas e moradores. A fonte terá programação diária durante o Natal Sempre Monumental – e permanecerá funcionando quando o projeto for encerrado.


A produção e criação do Natal Sempre Monumental são da SRCOM, agência por trás de projetos como as cerimônias Olímpicas e Paralímpicas Rio 2016, e mais de doze anos de Réveillon de Copacabana. O cenógrafo Abel Gomes está à frente da direção artística do evento. 

Fonte: Hédio Ferreira Júnior