Se você tem dúvida se vale a pena fazer uma faculdade e investir em um curso superior, vamos te ajudar! Isso significa que você estará se auto investindo em capacitação e conhecimento. E nada melhor do que uma graduação para ampliar as suas chances de ter sucesso profissional. Ter um diploma de curso superior pode lhe abrir muitas portas, ainda mais se tratando de um mercado profissional cada vez mais acirrado.

Oito dos muitos benefícios de uma graduação são:

1 – Diferencial competitivo

Se você for analisar a concorrência do mercado de trabalho, perceberá que vale a pena fazer faculdade. Ter diploma de curso superior será um diferencial frente a um mercado cada vez mais exigente.

2 – Oportunidades de carreira

Ampliará as suas oportunidades de carreira. Independente de qual for o seu sonho e ter maior domínio e especialização na área lhe dará credibilidade.

Seja para prestar um concurso público, seguir carreira acadêmica, trabalhar em empresas privadas, abrir o seu próprio negócio. Além disso, na própria faculdade você já pode ingressar no mercado por meio de estágios.

3 – Melhor remuneração

Você acha que uma empresa pagará mais por um profissional com curso superior ou sem curso superior? O Brasil é um dos países em que o curso superior mais influencia no salário, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A diferença salarial pode chegar a até 156% entre um trabalhador que tem graduação e outro que tem apenas o ensino médio.

4 – Conhecimento e experiência

A troca de experiência e networking que você fará ao longo no curso lhe englobará ao redor de mestres e doutores do ramo, além de pessoas com foco naquele setor. Relacionar-se com as pessoas ricas em conhecimento lhe deixará mais próximo de técnicas privilegiadas, aprender com o outro e fortalecer laços na graduação também será um diferencial.

5 – Construção de uma carreira

Para construir uma carreira sólida, nada melhor do que investir em uma especialização. A faculdade dará toda a base e estrutura e conhecimento para lhe tornar perito da sua área de atuação. E o primeiro passo para quem quer ser um profissional de sucesso e seguir alcançando os seus objetivos com foco dentro do ramo que escolheu atuar.

6 – Estudos e qualificação

Ao se graduar ainda lhe permitirá seguir estudando e se qualificando ao longo da vida. Ter um diploma de curso superior é pré-requisito para que você depois possa ingressar em cursos de especialização, pós-graduação e até mesmo mestrado e doutorado.

7 – Emprego dos sonhos

Cursar uma faculdade é sinônimo de mão de obra qualificada e lhe dará mais condições de conquistar um excelente emprego. De ir atrás realização profissional dos seus sonhos. Tendo autoridade e confiança de gerir seu próprio no ramo que tanto adora.

8 – Mudar de área

De acordo com o último Censo do Ensino Superior, 29% de todos os estudantes matriculados têm mais de 30 anos? Então se esse é o seu caso, não se intimide com a mudança. Vale a pena fazer graduação para ousar na mudança de carreira e começar novamente. Nunca é tarde para recomeçar e perder o sentimento de frustração. Assim como para mudar de setor na empresa onde trabalha e até mesmo como diferencial para batalhar por uma promoção ou seu próprio negócio.

Faculdade pública x faculdade particular

Isso vai depender muito da sua escolha pessoal e situação financeira. Por serem custeadas pelo governo, as faculdades públicas são gratuitas, com vagas disputadas e com um ensino considerado de qualidade em muitas delas. Um dos pontos negativos é a frequência de greves, que muitas vezes atrapalham o andamento do curso, atrasando a sua conclusão. Falta de investimentos e estrutura precária também costumam ser alvo de críticas por parte dos acadêmicos. Além dos gastos com mobilidade, alimentação e cursos para o ingresso podendo tornar a faculdade pública cara financeiramente comparado ao ensino EaD da Faculdade particular.

Nas faculdades particulares encontramos cursos diversos, alguns mais voltados ao mercado e à prática profissional. São apontadas pela sua boa infraestrutura e rápida atualização dos conteúdos ministrados, além de maior apreço e cuidado aos alunos.

Quanto à qualidade das faculdades públicas e privadas, hoje já é considerada a mesma, comparando muitas das instituições tendo como avaliação o MEC julgando a qualidade de ensino, estruturas e o impacto da instituição na comunidade. E ainda assim, as Universidades particulares têm graduações com uma carga horária reduzida se comparada às públicas acelerando a sua chegada ao sucesso.

Bolsas e financiamentos

Se você optar por uma faculdade particular, mas não tem condições de pagar a mensalidade, há formas de conseguir cursar a graduação dos seus sonhos.

Você pode buscar financiamentos estudantis, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Pravaler. São financiamentos que oferecem possibilidades de parcelamento das mensalidades com taxas de juros reduzidas. Através do Fies é possível financiar o curso em uma faculdade particular e começar a pagar somente depois de formado. Além do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação. Também há opções de bolsas oferecidas pela própria faculdade.

Vale a pena fazer faculdade, sim! Agora depende de você.

SERVIÇO UNIFAEL

 61 9 8135-9999 (Whatsapp)

End: Quadra 6 Ed. Lions, Sub-Solo – Sobradinho-DF (ao lado do “NA HORA”)