As cavalgadas são sinônimo de bem-estar físico e mental, e oferecem uma experiência de integração com a natureza para recarregar energias

*Ana Flávia Castro

Quem convive com cavalos, sabe que cavalgar é um verdadeiro privilégio. No sobe e desce sob a sela, sentindo o vento cortando a pele, a sensação de liberdade e autoconfiança reforça o sentido de conexão com a natureza. Inteligentes, dóceis e amorosos, os animais contribuem para desligar o estresse do dia a dia e trazer uma sensação de paz e tranquilidade que só o campo pode oferecer.

Esse sentimento tem explicação científica: ao andar a cavalo, você exercita o sistema cardiorrespiratório, melhorando a oxigenação do cérebro e resultando em uma sensação de alívio e bem-estar. A prática também atua no fortalecimento muscular e da coluna, trabalhando o equilíbrio e contribuindo para combater a ansiedade, a depressão e reforçando a autoestima.

Os moradores do Distrito Federal podem aproveitar as regalias de viver em um centro urbano cercado de experiências rurais e de natureza. Em qualquer saída da capital federal, nas direções norte, sul, leste ou oeste, há algum centro de treinamento equestre ou criação de animais.

“Estar perto dos cavalos tem um efeito tranquilizante muito potente”, garante a veterinária Lizie Buss, proprietária do Instituto Equitare, que oferece experiências com cavalos ao ar livre no DF. Segundo a especialista, essa é uma forma interessante de fugir da rotina e esquecer dos problemas, em uma experiência que estimula os sentidos.

“O fato de você trabalhar com um animal tão grande e forte, mas ao mesmo tempo extremamente sensível e delicado, te faz desenvolver uma necessidade de estar muito presente, atento e focado. Tudo isso provoca mais equilíbrio emocional e físico”, ressalta.

No espaço, os visitantes convivem com animais em seu ambiente natural, em uma experiência que vai muito além de montar na sela e domar as rédeas. “Conhecemos muita gente que fala que gosta da montaria, mas nossa proposta é que as pessoas gostem do cavalo”, explica a veterinária.

O espaço Vida Equestre, no Lago Oeste, também oferece vivências rurais e traz como alternativa a hipoterapia, um dos programas básicos da equoterapia — prática terapêutica que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Especialmente após o surgimento da pandemia do novo coronavírus, a procura por esse tipo de atividade se intensificou. Ao ar livre, com o distanciamento social necessário e a dose ideal de contato com a natureza, os aspectos positivos de andar a cavalo estão sendo redescobertos.

Ao contrário do que muitos pensam, os cavalos são extremamente dóceis

Tomando as rédeas

Foi o amor pelo cavalo Guapo que fez Raissa Monnerat, 24 anos, voltar para o universo dos esportes equestres. O animal era a paixão do irmão, Rodrigo, que se mudou para fazer intercâmbio fora do país, e deixou o quarto de milha aos cuidados dela.

O contato com a vida rural foi intensificado ainda mais com as restrições impostas pela pandemia. “Essa liberdade e equilíbrio mental que o cavalo me trouxe são os mesmos que a pandemia tirou de muita gente”, acredita.

O gosto então virou esporte e ela passou a praticar rédeas, uma modalidade mundialmente famosa no universo do hipismo, mas pouco conhecida fora dele. A prática é de origem western — que nasceu nos Estados Unidos, com os chamados cowboys —, e prevê a execução de determinadas manobras dentro de um percurso avaliado qualitativamente, e não por tempo. O esporte pressupõe o controle absoluto do animal, e intensifica a relação entre o praticante e o próprio cavalo.

Raissa cuida do Guapo, um cavalo da espécie quarto de milha

A relação dela com os cavalos se intensificou por conta da pandemia – Marina Damasceno

“O cavalo desenvolve muito a autoconfiança e esse lado emocional. Criamos laços de afeto, desenvolvemos um senso de responsabilidade — porque é um animal que depende de você. Sei quando ele está bem, quando não está, e preciso cuidar para que ele coma bem, durma quentinho a noite. Tudo isso me trouxe ainda mais maturidade”, salienta.

Bem-estar animal

O cuidado com a saúde e conforto dos cavalos deve ser desenvolvido em qualquer espaço que abriga esses animais. É dever dos apaixonados pelos esportes, e por quem só está em busca de um passeio, reforçar um ambiente no qual esses cavalos sejam bem cuidados.

O professor Antonio Teixeira Neto, das faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), ressalta que Brasília é um dos grandes centros equestres do país, com vários centros de passeio e criação.

“Por serem muitos, a gente acha de tudo. Alguns excelentes, outros não tão bons. Se atentar ao bem-estar do animal é muito importante, e existem detalhes que qualquer pessoa pode ver, mesmo que não tenha proximidade com o assunto”, explica.

mulher cuidando de cavalo
Cavalos muito assustados podem passar por maus-tratos

É essencial estar atento a algumas características da espécie, dócil por natureza, para garantir que você não está reforçando nenhuma prática abusiva. Cavalos muito ariscos, magros, com vícios, pelo opaco, que ficam mordendo a corda ou lambendo paredes, provavelmente não estão recebendo a atenção necessária.

Além disso, o especialista recomenda se atentar ao ambiente. “Baias muito apertadas, sem ventilação suficiente ou com odor forte, e animais sujos — não de terra, mas de excrementos, por exemplo — ou feridos, não são cuidados como deveriam”, reforça.

Se ouvir falar nos inúmeros reflexos positivos que andar a cavalo traz para o bem-estar mental e físico te deu vontade de investir na prática, confira oito lugares em diferentes pontos do Distrito Federal para fazer um passeio, praticar esportes ou até investir na opção terapêutica com esses animais.

1. Instituto Equitare

Para quem quer viver uma experiência com os cavalos em sua mais pura natureza, o instituto, criado por veterinários, é uma propriedade rural onde os animais ficam soltos o tempo todo, e não um centro hípico. “Queremos que os visitantes aprendam a entender o cavalo e cuidem dele, e não o veja apenas como uma ferramenta”, explica Lizie Buss, uma das proprietárias.

Em uma série de atividades, os visitantes interagem com o cavalo e fazem alguns exercícios com ele, podendo até montar. Os passeios, programados por agendamento, incluem as vivências com o animal e um saboroso piquenique no entardecer, observando a natureza.

Endereço: Rota do Cavalo —DF 440, Sobradinho
Horários: visitas mediante agendamento
Informações: @institutoequitare

2. Rancho Canabrava

O espaço é um dos mais importantes centros de turismo rural do DF, que recebe gerações de visitantes desde 1996. Além dos sabores típicos da culinária mineira, o rancho também oferece o que há de melhor na vivência no campo, com passeios a cavalo e de charrete, trilhas ecológicas e arvorismo. Para os pequenos, há ainda a fazendinha com animais de pequeno porte e, a novidade mais recente, o acampamento em família, cheio de atividades lúdicas para a criançada.

Por conta da pandemia, o restaurante está funcionando mediante reserva e seguindo os protocolos de distanciamento e higiene. No caso das atividades com cavalos, os passeios são feitos em grupos limitados e com horário marcado.

Os visitantes recebem o equipamento de proteção e touca descartável, e curtem a montaria acompanhados dos monitores. Aos sábados e domingos, o espaço também oferece a cavalgada longa, com grupos saindo às 9h e às 10h.

Endereço: Chácara 46, Núcleo Rural Sobradinho I, a 25 Km da Rodoviária do Plano Piloto
Funcionamento: sábados, domingos e feriados, mediante agendamento
Informações: (61) 98147-0201, pelo site ou @ranchocanabrava

3. Fazenda Roncador

Com cachoeiras incríveis e passeios a cavalo, a Fazenda Roncador ganha destaque pelo aconchego e clima familiar. A família de Rafael e Mara Gontijo mora no espaço na região de Brazlândia há mais de 10 anos, mas só no final de 2020 decidiu abrir as portas para o turismo. O visitante é recebido na casa dos moradores, que oferecem um belo café da manhã e almoço, com os sabores da roça.

“Nosso objetivo é que clientes, famílias e amigos possam resgatar o contato com a natureza e animais para colecionar memórias felizes e tornar a vida mais leve, assim como fazemos aqui”, conta Rafael. O proprietário é médico veterinário e trabalha com doma racional dos animais, que prioriza o bem-estar dos equinos.

Por ser uma estrutura familiar e para preservar os cavalos, a fazenda só recebe visitantes mediante agendamento e em grupos pequenos. O espaço oferece passeio completo com café da manhã, descida até a cachoeira com cavalos e almoço caipira.

Endereço: Próximo à Brazlândia, na DF 220, Km 5
Funcionamento: de quinta a domingo, das 9h às 17h
Informações: @fazroncador

4. Casa da Colina

Chef de um dos estabelecimentos pioneiros na concepção de bistrôs em Brasília, Alexandre Albanese, do Nossa Cozinha Bistrô, resolveu deixar o espaço urbano e se mudar para sua casa de campo no início da pandemia. A ideia era respirar ar puro e criar novas conexões com a natureza. “Quando vim pra cá, descobri que tinha um paraíso e imaginei que outras pessoas poderiam usufruir”, conta.

A Casa da Colina surgiu da paixão do chef de cozinha pelos cavalos. “A sensação de trocar essa energia e vibração com o animal lava sua alma, e te traz mais forças para enfrentar esses dias sombrios da pandemia de estamos vivendo”, compartilha.

O local oferece uma experiência única que une alta gastronomia e vivência com as rédeas. Para quem quer investir na montaria, o Casa da Colina oferece passeios que duram entre uma e duas horas, mediante agendamento, em volta da propriedade. Aos que não estão acostumados a subir na sela, o lugar também oferece a experiência do redondel, um passeio dentro do cercado em formato circular, para garantir mais segurança a quem quer montar pela primeira vez.

Endereço: Incra 7, em torno de 30km do centro de Brasília
Visitas em eventos e passeios mediante agendamento
Informações: @casadacolinadf

5. Sítio Titara

Além de curtir as cachoeiras e trilhas da fazenda, quem visita o espaço no Lago Oeste pode aproveitar um belo passeio a cavalo. Os animais sempre viveram ali bem cuidados, graças ao gosto da família proprietária da fazenda pela montaria e, assim que os visitantes perceberam a presença deles, começaram a requisitar os passeios.

Tanto quem se hospeda no local, quanto quem aproveita o day use, pode agendar um passeio pela propriedade guiado pelo “seu” Francisco, responsável por garantir o bem-estar dos animais e a segurança dos visitantes no percurso.

O Titara também abriga 10 cachoeiras, entre opções menores e maiores, e um catálogo amplo de trilhas. Há ainda espaço para pescaria e refeições saborosas, tudo que uma bela experiência rural demanda.

Endereço: DF 170 Km 0,3, Núcleo Rural Lago Oeste, Sobradinho – DF
Informações: (61) 99635-1313

6. Haras Quinta da Figueira

Para quem é apaixonado pelo universo dos cavalos, o Haras oferece de tudo um pouco — desde aulas de equitação e outros esportes equestres até passeios com cavalos e hospedagem Airbnb imersiva no ambiente rural. O lugar também é um espaço de convivência, entre as experiências com animais e novos amigos.

Quem quiser apenas fazer um passeio pode agendar um horário e alugar um animal para dar uma volta, ou fazer uma aula de equitação avulsa, a partir de R$ 70. Aos que dominam a cela e estão em busca de uma dose extra de aventura, o espaço oferece cavalgadas. No haras, quem adora conviver com cavalos também pode praticar o esporte.

Endereço: Chácara 18, St. de Chácaras – Sobradinho, 1, DF
Informações: @harasquintadafigueira

7. Vida Equestre

Com o propósito de melhorar a relação entre seres humanos e cavalos, o espaço Vida Equestre, no Lago Oeste, surgiu em 2014. O local oferece hospedagem e treinamento aos equinos, com foco no bem-estar do animal, aulas de equitação e equoterapia.

Ana Beatriz Queiroz, equitadora profissional e professora do espaço rural, conta que o espaço traz benefícios e faz sucesso entre interessados de todas as gerações. “Temos alunos de todas as idades e gêneros, dos 6 anos de idade até mais de 60. As pessoas têm procurado bastante, a pandemia intensificou um movimento das pessoas saindo das hípicas urbanas e vindo para espaços mais rurais, como o nosso”, reforça.

As aulas são individuais e duram em torno de 50 minutos. Cada sessão custa a partir de R$ 90
Endereço: Lago Oeste, Rua 0
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h30
Informações: @vidaequestre

8. Centro Hípico Lago Sul

Para quem quer fazer aula de equitação, o espaço Centro Hípico Lago Sul oferece atividades voltadas para o salto e adestramento do hipismo clássico para todas as idades. A partir dos 3 anos, os pequenos já podem aproveitar atividades lúdicas com o cavalo, que fortalecem o equilíbrio, a agilidade e outras funções cognitivas importantes.

Divididos em turmas em quatro níveis, os alunos aprendem esportes hípicos e são treinados, inclusive, para participar de competições. Quem não quer fazer aulas pode levar a criançada para dar uma volta no circuito. Dentro do centro hípico fica o café colonial Dolce Mamma, que oferece um passeio para fazer a alegria dos pequenos.

Endereço: Fazenda Piquet, Lago Sul, próximo ao condomínio solar de Brasília
Horário de Funcionamento: das 8h ás 18h de terça a sexta, sábado e domingo das 8h às 12h. Há ainda a opção de aulas noturnas, de terça à sexta até 20h
Informações: (61) 3339-0852 e Whatsapp (61) 99983-5050 ⠀
Aulas de equitação a partir de R$ 298

Fonte: Ana Flávia Castro/Metrópoles