As chances do inscrito ser convocado para matrícula são grandes. No primeiro edital deste ano, o Senac-DF disponibilizou no total 3.605 vagas, sendo 3.421 para o público em geral e o restante para parcerias fechadas. Foram registradas 6.002 inscrições e convocados para matrícula quase 5 mil inscritos. “A ideia é convocar todo mundo que se inscreveu. A gente chamou cerca de 5 mil pessoas e espera convocar mais 900 pessoas”, destaca a coordenadora de Operações da Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica do Senac-DF, Alline Cesar Caldas, explicando que pode haver desistências no meio desse processo. “Ao convocar para matrícula, pode acontecer de a pessoa não ter como ir naquele momento, deixando a vaga disponível, ou então se inscreveu em dois cursos e só fará um, são várias situações. Nesse primeiro edital, além das vagas ofertadas, chamamos praticamente todos que estavam no cadastro reserva, disponibilizando mais de 1,3 mil vagas além daquelas ofertadas inicialmente”, afirma.

As turmas ofertadas no 4º edital do PSG serão desenvolvidas na modalidade presencial nas unidades de Ceilândia, Gama, 903 Sul, Setor Comercial Sul (Jessé Freire e Gastronomia), Sobradinho, Taguatinga e Ações Móveis (empresas parceiras), porém, enquanto o Senac-DF constatar que há a necessidade de adoção de medidas necessárias para conter a pandemia do novo coronavírus, as atividades educacionais serão desenvolvidas com apoio de recursos tecnológicos (atendimento remoto), e/ou com atividades flexíveis entre presencial e remoto conforme protocolos internos.

Para participar dos cursos do Programa Senac de Gratuidade é necessário possuir renda familiar per capita de até dois salários-mínimos; ter idade igual ou superior à idade mínima exigida para acesso ao curso; ter a escolaridade exigida para o curso escolhido; e não ter evadido ou desistido de outro curso PSG, com prazo igual ou inferior a um ano da data de evasão ou desistência.

A classificação dos inscritos obedecerá aos seguintes critérios: atendimento aos requisitos de acesso, ordem de inscrição e quantidade de vagas ofertadas no curso escolhido. O resultado da classificação será divulgado no dia 23 de março no site do Senac-DF: http://www.df.senac.br/psg/#/consulta-de-vagas

Neste edital são oferecidos dez cursos técnicos: Design de Interiores, Administração, Contabilidade, Finanças, Informática, Logística, Nutrição, Produção de Moda, Recursos Humanos e Secretariado, que possuem carga horária que varia entre 800 e 1200 horas. Os demais são cursos livres (formação inicial, aperfeiçoamento ou atualização), destinados a quem quer ingressar, se atualizar ou aperfeiçoar conhecimentos em determinada área. Entre eles estão Auxiliar de Cozinha, Barbeiro, Bartender, Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Branding e Marketing de Moda, Cabeleireiro, Camareira, Confeiteiro, Construção de Websites com PHP e MySQL, Consultoria de Estilo – Personal Stylist, Costureiro, Cozinha: Gestão de Processos e Pessoas, Depilação Masculina, Depilador, entre outros.

Fonte: Silvia Melo