Fotos: 3° Sargento Mateus Cândido CCS/PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reconhece a importância e agradece os serviços prestados pelo Grupamento Tático Operacional (GTOP) 33, destaque no que diz respeito a segurança das comunidades de Sobradinho 1 e 2, e região do Fercal, sendo comandado pelo 2° tenente Granado. O lema da tropa é “para que mal sucumba para sempre diante de nós”.

A produtividade da equipe é alta. Em 2023, 51 armas de fogo foram apreendidas (juntamente com 758 munições), 28 veículos foram recuperados, 185 pessoas presas em flagrante, 12 mandados de prisão cumpridos e houveram 72 apreensões de tráfico de drogas. De acordo com o tenente Granado, alguns cuidados precisam ser tomados nesta difícil missão. “O policial militar que faz parte do grupamento deve pautar sua conduta, observando a doutrina do GTOP que é traduzida na manual de procedimentos dos Grupos Táticos Operacionais da PMDF”, disse.

Uma ocorrência marcante para os policiais foi a recuperação do veículo de um trabalhador, vital para sua fonte de sustento. A vítima relatou ter sido roubada, com o uso de arma de fogo, por dois indivíduos, colocada no porta-malas e abandonada próximo ao “Hotel Sobradinho”. “Após diligências, localizamos o veículo, onde 2 homens estavam tentando dar partida (no carro). Ao tentarmos a abordagem, eles fugiram, mas conseguimos capturar um deles, que estava portando uma arma artesanal na cintura. Essa experiência reforçou nosso compromisso em servir e proteger a comunidade”.

Ainda segundo o comandante, o diferencial de seu grupo é a persistência. Eles são dedicados e empenhados, exercendo atividades com foco, proporcionando um senso de realização. “Quando voltamos para casa com o dever cumprido, sabendo que contribuímos para a proteção da sociedade todos os dias, é gratificante, e nos motiva a fazer a diferença”, concluiu.

Centro de Comunicação 

Fonte: Vítor Rosas/PMDF