Projeto de Lei do Deputado Ricardo Vale (PT) prevê uma série de medidas para fortalecer a segurança e combater o tráfico de drogas nas proximidades das instituições de ensino

O Deputado Distrital Ricardo Vale (PT) protocolou no último dia (26), durante o recesso parlamentar, um projeto de lei para reforçar a segurança nas proximidades das escolas públicas do Distrito Federal. Entre outras medidas, a proposição sugere a guarda Comunitária escolar para atuar do lado de fora da escola, e próximo da comunidade.

Conforme dados recentes da Polícia Civil do DF, houve um aumento na comercialização de entorpecentes em regiões próximas aos centros de ensino. Além do policiamento, o PL também propõe a adoção de um aplicativo próprio para essas denúncias, a instalação de câmeras de monitoramento nas proximidades das escolas,  campanhas de prevenção e de enfrentamento ao tráfico de drogas e investimentos em atividades extracurriculares nas escolas da rede pública de ensino.

Para o distrital, os casos de violência do primeiro semestre envolvendo ataques às escolas apresentaram apenas uma faceta do problema e é preciso olhar para os demais desafios. “O tráfico de drogas é uma ameaça constante à segurança da comunidade escolar e muitas vezes motivam outros crimes nas redondezas. Sei que essa proposição vai ser discutida com seriedade e espero a colaboração dos demais distritais para que possamos garantir escolas seguras, mas com o policiamento no devido lugar, que é fora das instituições, no entorno e sempre prontos para entrar em ação”, defende o deputado.

Fonte: Comunicação Ricardo Vale (PT) – fotos: divulgação