Uma faixa no Lago Oeste, próximo a Área de Proteção Ambiental, no Distrito Federal ganha notoriedade entre os moradores, trata-se de uma ‘patadestre’, que mostra que ali tem travessia de animais silvestres.

Conheça a primeira travessia para animais silvestres do Brasil

A primeira travessia do país para animais silvestres foi inaugurada no acesso da via do Condomínio Mansões Colorado, próximo à Área de Preservação Ambiental do Planalto Central (APA).

Patadestre

O Distrito Federal inaugurou na última semana a primeira travessia do país para animais silvestres (Foto: Profauna-DF / Reprodução)
O Distrito Federal inaugurou na última semana a primeira travessia do país para animais silvestres (Foto: Profauna-DF / Reprodução)

O Projeto-Piloto “Patadestre” faz parte do programa Prafauna, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CMBio), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e a Administração Regional de Sobradinho II, para garantir a segurança e conscientizar motoristas sobre os pontos de passagem mais usados pelos animais através da via.

O objetivo é alertar os motoristas sobre os pontos de passagem de animais silvestres para diminuir os riscos de acidentes e atropelamento da fauna nativa do DF.

A intervenção tem autorização do Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF).

“A proposta é para educar o ser humano, não o animal”, diz o coordenador da APA, Maurício Laxe.

Os cachorros-do-mato são as principais vítimas (quando levadas em conta animais de médio e grande porte) – mais de um milhão de mortes são destes canídeos. Quando são considerados espécies menores, acredita-se que anfíbios e pequenas aves devem ocupar o topo deste triste ranking. Só este ano, em diversos trechos do DF, pelo menos oito animais de grande porte – um veado, um lobo-guará, cinco antas e uma capivara – morreram atropelados.

Além da sinalização, o projeto também inclui a redução de velocidade nas áreas de risco para os animais que passam continuamente. No local da primeira patadestre do país, no Condomínio Mansões Colorado, no Lago Oeste, a velocidade foi reduzida de 60 km/h para 40 km/h. A sinalização reflete durante a noite e um quebra-molas complementa os avisos para a necessidade de desacelerar.

*Com informações da Anda e ICMBio.

Fonte: animais.fusne.com