Câmara nas Cidades visita Sobradinho nesta quinta e sexta (11 e 12)

    

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O programa Câmara nas Cidades estará comemorando os 63 anos de Sobradinho nesta semana. A segunda edição das sessões itinerantes da Câmara Legislativa do DF (CLDF) acontecerá no centro de Sobradinho, com o intuito de atender também às demandas e à população de Sobradinho II durante esta quinta e sexta-feira (11 e 12). A estrutura para realização das sessões será montada no campo de futebol da Quadra 15, ao lado da rodoviária e do Centro de Ensino Fundamental 04, onde também é realizada a tradicional Via Sacra da RA.

Além das sessões externas, que começam às 15h, o projeto vai abrigar – ao longo de todo o período – ações em parceria com diversos órgãos do Executivo e do Sistema S. Durante os dois dias na RA, a estrutura vai sediar espaços de atendimento da Defensoria Pública, Polícia Civil, Secretaria da Mulher e do Na Hora.

Demandas prioritárias

O Câmara nas Cidades irá abordar temas que são considerados prioridades pelos moradores da região. Para compilar essas demandas, o programa também contempla a realização de uma oficina com lideranças comunitárias, que também prepara os porta-vozes para o processo das sessões.

A oficina preparatória com a população de Sobradinho aconteceu na última semana e rendeu a elaboração de duas listas com 21 demandas. 

A primeira lista aborda 11 prioridades da região de Sobradinho, a RA V:

1.  Regularizar o condomínio Nova Colina 
2.  Revitalizar o Ribeiro Sobradinho, poluído por esgoto (investir recursos para ampliar a estação de tratamento de esgoto e mudar a tecnologia de tratamento) 
3.  Criar Hospital Veterinário Público para atendimento especializado em Sobradinho I e II 
4.  Destinar recurso para elaboração do projeto urbanístico de implantação definitiva da Área de Interesse Social – ARIS Dorothy Stang 
5.  Regularizar o condomínio Dorothy Stang 
6.  Providenciar a infraestrutura para o assentamento Dorothy Stang 
7.  Concluir o projeto urbanístico da Nova Colina 
8.  Estabelecer um percentual na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO direcionado às políticas públicas voltadas às Comunidades Tradicionais de Matriz Africana 
9.  Construir um posto de saúde no DNOCS para atendimento às famílias ali residentes 
10.  Reformar e ampliar o Hospital Regional de Sobradinho 
11.  Melhorar a acessibilidade no Teatro de Sobradinho (rampa e elevador)


Já a segunda lista aponta as dez demandas de maior urgência para Sobradinho II (RA XXVI): 

1.  Destinar recurso à Administração Regional para as comunidades terapêuticas, pois o segmento tem ficado isolado: nem está na saúde, nem está na assistência social 
2.  Construir a Unidade Básica de Saúde da Vila Rabelo 
3.  Destinar areia de construção para o Conselho Tutelar a fim de atender as famílias assistidas (ou remanejar recurso para construção) 
4.  Implantar redes de águas pluviais e trocar o asfalto do Setor de Mansões de Sobradinho II
5.  Construir um Complexo Cultural em Sobradinho II 
6.  Contratar terapeutas comunitários integrativos para atendimento aos alunos da rede pública de ensino (para atuarem nas próprias escolas) 
7.  Criar a Unidade de Conservação Canela da Ema (Sobradinho I e II) 
8.  Criar um Centro de Convivência para Idoso em Sobradinho II 
9.  Construir a Unidade Básica de Saude da Vila Rabelo em Sobradinho II 
10.  Destinar recursos para a produção de eventos artísticos e culturais em Sobradinho II

Fonte: Vinícius Vicente (estagiário) – Agência CLDF