Comunidade do Morro do Piauí, na Fercal, terá iluminação pública por meio de iniciativa da ONG Litro de Luz. Ação está marcada para os dias 13 e 14 de abril.

 

A região do Morro do Piauí, na Fercal (Sobradinho), receberá postes de energia solar sustentável. A organização Litro de Luz Brasil — que ilumina comunidades sem acesso adequado à rede elétrica — espera impactar diretamente 300 moradores do local. A ação está marcada para os dias 13 e 14 de abril e será financiada pela Bancorbrás e pela Votorantim Cimentos.

Além de possibilitar a iluminação da comunidade, a organização inclui, no método de trabalho, a interação com a comunidade; assim, os residentes aprendem todos os passos, desde a montagem até a manutenção dos postes e lampiões. Durante o fim de semana de instalação dos equipamentos, a equipe contará também com os moradores do Morro do Piauí para implementar os 30 postes. São 30 voluntários, entre membros do Conselho Comunitário da Fercal e empregados da fábrica da Votorantim Cimentos de Sobradinho, que atuam em todas as fases do projeto.

O gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Sobradinho, Walmir Gomides, destaca que o voluntariado faz parte dos pilares estratégicos de Sustentabilidade da empresa, que não só apoia como também realiza ações sólidas para transformar as localidades em que a empresa está inserida. “Os empregados que atuam nessa iniciativa são também moradores da região e sabem a importância desse projeto para impulsionar o desenvolvimento local. Participar dessa ação é mais uma forma de estreitar laços e fortalecer o diálogo em busca de melhorias perenes para a comunidade”, afirma.

O diretor do Litro de Luz na capital federal, Artur Rodrigues, afirma que a expectativa é alta: “É a nossa primeira ação urbana de Brasília toda construída completamente com base na nossa metodologia de desenvolvimento social, desde a criação de vínculo da comunidade com os produtos até a manutenção”, explica.

Entre as ações recentes realizadas na região, em outubro do ano passado, a organização levou 180 lampiões e 10 postes à comunidade Kalunga São Domingos, em Goiás, possibilitando a iluminação em ambientes externos e internos para dezenas de famílias que, antes, contavam apenas com lampiões de querosene.

  

Sobre o Litro de Luz

 

Desde 2014, o Litro de Luz já impactou a vida de mais de onze mil brasileiros por meio de soluções ecológica e economicamente sustentáveis para combater a falta de iluminação nas cinco regiões do país. Criado nas Filipinas, em 2011, o movimento global Liter of Light surgiu inspirado na solução que o mecânico brasileiro Alfredo Moser criou em 2002 para solucionar a falta de luz dentro de casa, composta por garrafas pet abastecidas com água e alvejante, que equivalem a uma lâmpada de 60 watts.

Atualmente, a organização está presente em mais de 15 países e já impactou a vida de milhões de pessoas, além de ter recebido importantes premiações como o World Habitat Awards, da ONU, e o Zayed Energy Prize, considerado o Prêmio Nobel de energia sustentável.

Sobre a Votorantim Cimentos

 

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 12,6 bilhões em 2018. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 11 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Luxemburgo, Marrocos, Espanha, Tunísia, Turquia, Estados Unidos e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.

Por Rosana Terra – Fotos divulgação