sexta-feira, julho 12, 2024
InícioCidadesVotorantim Cimentos apoia instalação de postes de energia solar no DF

Votorantim Cimentos apoia instalação de postes de energia solar no DF

Comunidade do Morro do Piauí, na Fercal, terá iluminação pública por meio de iniciativa da ONG Litro de Luz. Ação está marcada para os dias 13 e 14 de abril.

 

A região do Morro do Piauí, na Fercal (Sobradinho), receberá postes de energia solar sustentável. A organização Litro de Luz Brasil — que ilumina comunidades sem acesso adequado à rede elétrica — espera impactar diretamente 300 moradores do local. A ação está marcada para os dias 13 e 14 de abril e será financiada pela Bancorbrás e pela Votorantim Cimentos.

Além de possibilitar a iluminação da comunidade, a organização inclui, no método de trabalho, a interação com a comunidade; assim, os residentes aprendem todos os passos, desde a montagem até a manutenção dos postes e lampiões. Durante o fim de semana de instalação dos equipamentos, a equipe contará também com os moradores do Morro do Piauí para implementar os 30 postes. São 30 voluntários, entre membros do Conselho Comunitário da Fercal e empregados da fábrica da Votorantim Cimentos de Sobradinho, que atuam em todas as fases do projeto.

O gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Sobradinho, Walmir Gomides, destaca que o voluntariado faz parte dos pilares estratégicos de Sustentabilidade da empresa, que não só apoia como também realiza ações sólidas para transformar as localidades em que a empresa está inserida. “Os empregados que atuam nessa iniciativa são também moradores da região e sabem a importância desse projeto para impulsionar o desenvolvimento local. Participar dessa ação é mais uma forma de estreitar laços e fortalecer o diálogo em busca de melhorias perenes para a comunidade”, afirma.

O diretor do Litro de Luz na capital federal, Artur Rodrigues, afirma que a expectativa é alta: “É a nossa primeira ação urbana de Brasília toda construída completamente com base na nossa metodologia de desenvolvimento social, desde a criação de vínculo da comunidade com os produtos até a manutenção”, explica.

Entre as ações recentes realizadas na região, em outubro do ano passado, a organização levou 180 lampiões e 10 postes à comunidade Kalunga São Domingos, em Goiás, possibilitando a iluminação em ambientes externos e internos para dezenas de famílias que, antes, contavam apenas com lampiões de querosene.

  

Sobre o Litro de Luz

 

Desde 2014, o Litro de Luz já impactou a vida de mais de onze mil brasileiros por meio de soluções ecológica e economicamente sustentáveis para combater a falta de iluminação nas cinco regiões do país. Criado nas Filipinas, em 2011, o movimento global Liter of Light surgiu inspirado na solução que o mecânico brasileiro Alfredo Moser criou em 2002 para solucionar a falta de luz dentro de casa, composta por garrafas pet abastecidas com água e alvejante, que equivalem a uma lâmpada de 60 watts.

Atualmente, a organização está presente em mais de 15 países e já impactou a vida de milhões de pessoas, além de ter recebido importantes premiações como o World Habitat Awards, da ONU, e o Zayed Energy Prize, considerado o Prêmio Nobel de energia sustentável.

Sobre a Votorantim Cimentos

 

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos se tornou uma das maiores empresas globais do setor. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados, além de insumos agrícolas. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 12,6 bilhões em 2018. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em 11 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Luxemburgo, Marrocos, Espanha, Tunísia, Turquia, Estados Unidos e Uruguai. Se no passado a Votorantim Cimentos tinha orgulho de ter contribuído para o desenvolvimento e industrialização do país, hoje a empresa constrói o futuro com parcerias, inovação e sustentabilidade, sempre focada em seu propósito: a vida é feita para durar.

Por Rosana Terra – Fotos divulgação
Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat