Unidade localizada no Distrito Federal possui um dos maiores percentuais de mulheres entre as operações da companhia no Brasil

A participação feminina na composição do quadro de trabalhadores nas indústrias tem crescido ao longo dos últimos anos como reflexo de iniciativas que buscam ampliar a diversidade em diferentes cargos, desde operacionais até gerenciais. Esse é o caso da fábrica de Sobradinho (DF) da Votorantim Cimentos, uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, que registrou um aumento de 43% no número de mulheres nos últimos dois anos. A fábrica de Sobradinho é uma das unidades operacionais da companhia com o maior número de mulheres no Brasil.

Na área de Engenharia Mecânica, Aline Vitória Maia de Oliveira, de 25 anos, destaca-se como um exemplo de profissional que percebeu as transformações na indústria brasileira com a crescente participação feminina. Familiarizada com um ambiente de estudo e trabalho historicamente dominado por homens, ela integrou a equipe da Votorantim Cimentos, em Sobradinho, há dois meses como engenheira de confiabilidade.

A contribuição de Aline reforça a tendência de inclusão de mulheres em diversos cargos na fábrica, uma evolução que ela reconhece e celebra. “Desde o início da minha carreia, aos 18 anos, quando ingressei no curso técnico, percebi que haveria poucas mulheres e que teria que provar que sou capaz”, disse Aline, que iniciou a carreira em uma oficina mecânica. Agora, como engenheira de confiabilidade, ao avaliar a sua trajetória ela destaca que a equidade de gênero nas empresas agrega visões e experiências diferentes, contribuindo para um desempenho melhor. Como engenheira de confiabilidade, Aline é responsável pelo plano de manutenção de equipamentos da fábrica.

Já a técnica em manutenção Mariana Cardoso, de 36 anos, trabalha na Votorantim Cimentos em Sobradinho há 15 anos. Ela acredita que o aumento no número de mulheres na operação inspira meninas a investirem em carreiras semelhantes, especialmente aquelas que residem em comunidades próximas à fábrica, como foi o caso dela.

Nascida na região da Fercal, Mariana começou sua carreia participando de um curso de eletricista industrial do Programa Evoluir, uma iniciativa de capacitação profissional gratuita oferecida pela Votorantim Cimentos aos moradores das comunidades onde a empresa está presente. “Eu cresci nas proximidades da Votorantim Cimentos em Sobradinho, tive parentes que trabalharam na fábrica e sempre almejei trabalhar na unidade também”, afirma Mariana, que atua na área de manutenção elétrica, realizando a inspeção termográfica de equipamentos, salas elétricas e subestações, e na elaboração de relatórios.

Equidade de gênero – No Brasil, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), as mulheres representam um quarto da força de trabalho na indústria. Por isso, há esforços em diversos segmentos que têm permitido ao público feminino ocupar lugares que anteriormente eram exclusivos dos homens. A Votorantim Cimentos, por exemplo, definiu a meta de ter 30% de mulheres em cargos de liderança no Brasil até 2030.

Entre as iniciativas da Votorantim Cimentos para acelerar a inclusão feminina e a inserção em posições de liderança está o Lidera VC, um programa para o desenvolvimento de mulheres líderes lançado em 2020. Mais de 250 mulheres que ocupam cargos de liderança participaram do programa, que aborda diferentes temáticas a partir da perspectiva de gênero e inclusão, como estereótipos de gênero, negociação, liderança inclusiva, liderança estratégica e imagem profissional. 

Outro programa que começou em 2022 é a mentoria para mulheres negras, realizado com uma consultoria especializada em desenvolvimento étnico-racial e focado no avanço de mulheres que ocupam, atualmente, posições de analistas a consultoras na empresa. A mentoria, iniciada em setembro de 2022, aborda temas como carreira e empoderamento, tanto sob a perspectiva de gênero como de raça. Em 2023, participaram da iniciativa 23 mulheres negras, autodeclaradas pretas ou pardas, que estão sendo mentoradas por líderes que ocupam posições de liderança a partir do nível de gerência.

Já para as profissionais mulheres que ainda não possuem posição de liderança, a empresa iniciou, este ano, uma série de ações voltadas para carreira, protagonismo e autodesenvolvimento. Os temas dos fóruns serão Plano Individual de Desenvolvimento (PDI), comunicação, inteligência emocional e carreira.

“A maior inclusão de mulheres em diversos cargos nos orgulha muito porque traz resultados concretos para a evolução da cultura organizacional e fortalece ainda mais o nosso jeito de ser ético e humano. Com os maiores percentuais de mulheres na Votorantim Cimentos no Brasil, a nossa unidade em Sobradinho é exemplo da importância dessa jornada que trilhamos. Seguimos motivados em ampliar a presença feminina para que a companhia possa alcançar a meta de 30% de liderança ocupada por mulheres no país, conforme os nossos Compromissos de Sustentabilidade”, afirma o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos em Sobradinho, Claudiney do Carmo Batista.

Sobre a Votorantim Cimentos

A Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 13 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br 

Fonte: Oficina de Comunicação / Votorantim Cimentos