Cidade é a quarta a receber ação itinerante da Setur-DF. Inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), fomento à economia criativa e criação do Conselho Regional do Turismo Sustentável estão entre as ações

Única cidade do Distrito Federal a ser criada sobre uma serra, a 22 quilômetros do centro da capital, Sobradinho é região repleta de opções de turismo rural, de aventura e gastronômico. Para aperfeiçoar a conexão do turista que visita Brasília com a chamada cidade-arte, além de estimular iniciativas para impulsionar o setor, a Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF) promove, nesta quarta-feira (28/4), o Turismo em Ação. A quarta edição do programa será marcada pela inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e pela criação do Conselho Regional do Turismo Sustentável de Sobradinho.

De forma pioneira e itinerante, desde o início de abril, a Setur-DF tem levado às regiões administrativas representantes de todas as subsecretarias e coordenações da pasta para realização de um trabalho integrado com as administrações regionais e lideranças locais. Objetivo é evidenciar as vocações de cada cidade por meio de mapeamento, diagnósticos e estruturação de ações.

“O DF possui um imenso acervo de riquezas naturais, históricas e culturais guardados em torno da capital. Desde parques ecológicos, feiras populares, monumentos, praças, a outras agradáveis surpresas que representam as tradições e histórias dessas regiões. Uma das missões da Setur-DF é justamente estruturar e qualificar esses destinos. No programa Turismo em Ação revelamos não só os atrativos, mas a capacidade de geração de emprego do setor dentro da cidade. É o novo olhar do turismo que o nosso governo tem, como nenhum outro”, ressalta a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

A inauguração do CAT Sobradinho dará início a uma série de agendas públicas e visitas técnicas realizadas, na quarta-feira (28/4), pela Setur-DF. Localizado na Administração Regional da cidade, o novo espaço seguirá os padrões dos outros CATs existentes na capital, com atendimento em todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, das 9h às 18h.

Para o administrador regional Eufrásio Pereira da Silva, a criação de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) vai ao encontro do desejo da cidade, que se prepara para ser um polo de desenvolvimento no DF. “Estamos entre as cidades com a melhor qualidade de vida e queremos aliar isso ao crescimento econômico. Os investimentos que estão sendo feitos pelo GDF no setor serão fundamentais para a geração de empregos e renda. E o CAT, além de atrair mais turistas, vai contribuir para o trabalho de todos aqueles que trabalham para o desenvolvimento do turismo na cidade”, disse.

A segunda parada do Turismo em Ação será no Parque Ecológico dos Jequitibás, ponto de encontro tradicional e muito querido pelos moradores de Sobradinho. Visitas técnicas serão realizadas com objetivo de conhecer potenciais do parque, que conta com 11 hectares e oferece ao público trilha ecológica, anfiteatro, pista de skate, parquinho infantil e teatro de arena para apresentações culturais, além de atribuições ecológicas.

Fomento ao turismo rural


A Setur-DF também realizará visitas técnicas a pontos turísticos e a propriedades que fazem do turismo rural uma alternativa econômica e de desenvolvimento social, como o Rancho Canabrava, a Chácara AAVESTRUK e o restaurante Trem da Serra, considerado um pedacinho da roça no alto do Cerrado.

Em Sobradinho, a Setur-DF já desenvolveu a Rota do Cavalo, que visa estimular o potencial turístico do núcleo rural da região. O local abriga haras, ranchos, restaurantes com comidas típicas, lojas de artesanato, fazendas, centros de hipismo distribuídos ao longo da DF-440. “A Rota do Cavalo possui uma enorme vocação turística que eleva o patamar da nossa oferta no segmento rural e pretendemos potencializar a região para se tornar o maior polo de Turismo Rural do DF”, afirma a secretária de Turismo do DF.

A proposta é continuar impulsionando ainda mais esse segmento turístico no DF. Levantamento divulgado pelo Sindicato do Turismo Rural e Ecológico do DF e Entorno (Ruraltur) aponta que o turismo rural já teve aumento de 50% nos últimos meses na capital e a expectativa é de um crescimento ainda maior em 2021, uma vez que a procura por esse tipo de turismo, que envolve o contato com a natureza, saúde e bem-estar, é uma tendência global.

Dentre as iniciativas promovidas pelo Turismo em Ação para fomentar o setor na região está o acesso a serviços de fomento como os benefícios do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que estabeleceu uma linha de crédito histórica junto ao Banco de Brasília (BRB), instituição financeira responsável por operar o repasse de R$ 521 milhões feito pelo Ministério do Turismo.

O principal objetivo é injetar dinheiro em empreendimentos do setor e incorporá-los no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no turismo, o Cadastur. A inscrição garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados como incentivo a participar de programas e projetos do governo federal, participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo, além de apoio em eventos, feiras e ações.

Carteira Nacional do Artesão


Na ocasião também serão cumpridas agendas públicas na Administração Regional de Sobradinho onde serão entregues 22 primeiras vias e renovações da Carteira Nacional do Artesão. Em Sobradinho, 432 profissionais são credenciados.

O documento habilita o artesão para trabalhar legalmente em todo o Brasil e oferece ainda a possibilidade de participação em eventos locais, nacionais e internacionais. “Entre 2019 e 2020, emitimos 1.466 novas carteiras e renovamos 725 em todo o DF, mas queremos muito mais em 2021. Fizemos um trabalho de reestruturação do artesanato, abrimos lojas em shopping para expor produtos, o que impulsionou vendas e poder econômico de milhares de famílias”, destaca Vanessa Mendonça.

Conselho do Turismo


A criação do Conselho Regional do Turismo Sustentável da Região Administrativa de Sobradinho será discutida em reunião com representantes da sociedade civil, empresários e representantes do governo. O Conselho, quando instituído por decreto, terá papel de desenvolver ações de conscientização turística e ambiental, contribuir para a formação e capacitação de profissionais que atuam no setor turístico, bem como intervir para captação de investimentos. “A atividade turística deve ser vista como um vetor econômico pela vocação as cidades do DF têm para atrair investimentos e gerar emprego e renda. São mais de 50 atividades que o segmento abarca. O turismo tem o poder, como poucos segmentos da economia, de resolver o problema do desemprego de maneira criativa”, ressalta a secretária de Turismo.

Parceiro do programa, o deputado distrital João Cardoso acompanhará a secretária Vanessa Mendonça em agendas públicas na cidade. Para o parlamentar, o Turismo em Ação irá promover ações de estruturação e qualificação do turismo na região serrana. “Sobradinho é uma cidade singular, com espaços planejados, inclusive para promoção da cultura e turismo local, como a Rota do Cavalo; restaurantes do circuito do turismo rural e o famoso Polo de Cinema e Vídeo Grande Otelo, que é de desejo de todos que receba investimentos para geração de emprego e fomento da economia local”, avalia Cardoso.

Fotos: Agência Brasília