Teve início na segunda-feira (8) a 2ª edição da oficina Processos educativos, gestão escolar e políticas de educação para indígenas. O evento ocorre no Centro de Formação em Política Indigenista (CFPI) da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Sobradinho (DF). A iniciativa tem como público-alvo servidores do órgão que acompanham a temática educacional indígena em suas respectivas localidades. Confira aqui as fotos da abertura da oficina.

O objetivo da oficina é propiciar a capacitação de servidores das Coordenações Regionais da Funai para atuarem no planejamento, acompanhamento e qualificação das políticas de educação escolar, na valorização dos processos educativos das comunidades indígenas e nas articulações interinstitucionais necessárias para realização de ações voltadas ao atendimento dos direitos educacionais das populações indígenas no país.

O evento busca ainda promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre servidores, a fim de que compreendam as diferentes dimensões das ações educativas, das políticas públicas, do papel e atribuições da Funai e dos processos educativos indígenas, favorecendo a apropriação de ferramentas para o planejamento das ações e uma atuação propositiva nesse campo.

Durante o evento, os 23 participantes dos estados do Amapá, Pará, Tocantins, Amazonas e Roraima também irão compreender a legislação que rege a modalidade de educação escolar indígena, com foco nas diretrizes do Conselho Nacional de Educação – CNE (resoluções CNE nº 3/1999, nº 5/2012 e nº 1°2015), e compartilharão textos e relatos de políticas públicas exitosas, promovendo um intercâmbio de conhecimentos.

“A abertura da oficina foi bem rica, com os colegas das Coordenações Regionais colocando suas expectativas em relação aos desafios das políticas de educação. Nós estamos bastante felizes com a oportunidade de realizar, numa parceria entre a Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC) e a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), esse evento de formação voltado para as atividades finalísticas da Funai”, destacou o coordenador de Processos Educativos (Cope), André Ramos.

O evento segue até sexta-feira (12). A realização do treinamento reforça a atuação da CGGP, por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codep), na capacitação dos servidores que trabalham com temáticas finalísticas da fundação. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado emitido pela Codep. A primeira edição da oficina ocorreu de 18 a 22 de outubro e contou com a participação de 13 servidores.

“A CGGP reconhece o valor da atuação dos servidores nas unidades descentralizadas e nas unidades finalísticas e, por isso, vem envidando todos os esforços para promover o desenvolvimento profissional por meio de ações de capacitação, que são de extrema importância para o fortalecimento da Funai, possibilitando a permanência do conhecimento na instituição”, ressaltou a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal, Camilla Rodrigues Marques.

Fonte: Funai