O Artista plástico: Emicles Nobre conhecido por “NOBRE” vem registrando momentos históricos do século vinte e um, como episódios inesquecíveis …

A corrupção deflagrada no meio político contaminando os gananciosos de tal forma que, burlavam a lei e faziam leilões dos recursos públicos, da forma que bem lhe conviesse.

Continuava a corrupção sem precedente, mas com o avanço da operação “LAVA JATO “ os poderosos de colarinho branco, muitos deles foram parar na cadeia, outros, processados e, outros ainda esperam por uma condenação, que não se sabe o que vai acontecer…

Com a posse do novo presidente da república, eleito legitimamente através do voto popular em outubro de 2018, prometendo esperança, renovação e muito otimismo para sanar a recuperação da economia, criou-se uma expectativa otimista, de dias melhores.

Parecia correr tudo dentro da normalidade, mas complicou-se diante de um vírus inexplicável: “o coronavírus, ” que mudou a vida das pessoas.  Daí pra frente, a linguagem usada em todo o planeta já não é a mesma de outrora. Agora se fala em COVID-19, H1N1, Zica, Chikungunya e Dengue que também mata! Este último provocado pelo mosquito Aedes Aegypti, que acompanha na mesma medida do pavor, a corrupção e, por fim o assombro da marginalidade…

Parece pouco, mas é muita assombração para uma sociedade oprimida pelo descaso social, e sufocada por uma incerteza, sem perspectiva de futuro.

O artista presencia tudo como se fosse uma lição de vida, mal preparada. Registra os momentos da forma que sabe:  traduzindo imaginação em artes e registrando acontecimentos: produziu cinco telas com os temas propícios ao momento atual. Veja – os e compartilhe com sua opinião sobre a configuração das peças.

Quadro -1

Primeiro plano:  figuras de rostos humanos expressando, o pavor, preocupação e, o medo da morte. O quadro faz uma reverência as milhares de pessoas que já se foram, transformados em anjos celestiais, e estrelas do firmamento que se perdem no horizonte finito, por que a quantidade daqueles que partiram, é imensurável.

Quadro-2

Proteção ao uso da máscara, uso da fé, através das orações, configurações de setas girando em forma de círculo facilitando a identificação dos que não sabem ou não acreditam quais rumos a tomarem… e o amargo sabor do gráfico que indica a quantidade de óbitos já pré-existente, identificados através das estatísticas que, surpreendem a todo momento o número oficial, daqueles que nos deixam tristes e apreensivos pela incerteza do amanhã.

Quadro-3

Escultura da justiça apoia o movimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) protegendo o bem-estar social da população, promove o distanciamento que avalia os cuidados, para não dar folga a contaminação do vírus, que se espalha por toda parte proporcionando danos irreparáveis.

Quadro – 4

Demonstração simbólica, produzida em sucata do lixo, para representar o mosquito que transmite a dengue que também é letal. Aedes Aegypti, representativo no contexto da cadeia reprodutiva que dá origem a outros vírus, associados ao coronavírus.

Por Júnior Nobre/JS – DRT 12050/DF – Fotos: Eduardo Nobre