A Semana da Criança deste ano ganha um evento infantil diferenciado no Distrito Federal. A professora, pedagoga e psicopedagoga Taicy Ávila e o ilustrador Sami Ribeiro lançam, neste sábado (14), no café da Livraria Sebinho, na 406 Norte, o livro infantil “Joãozinho, o cuca fresca”. O evento começa às 15h e, dentre outras atividades, haverá momento de contação de história com acessibilidade em LIBRAS, oficinas de balão mania e pintura de rosto, tudo gratuito para as crianças.

“Outubro chegou, e o meu novo livro também! Dê livro de presente! Leve as crianças pra comemorarem o mês delas no lançamento do livro, com contação de história!”, convida a professora. Ela informa que “o livro mostra o crescimento, do nascimento até os 8 anos, de Joãozinho. Um garoto hiperativo, mas também muito curioso, criativo e inteligente. A narrativa é permeada pelo bom humor e muito afeto das relações de Joãozinho na família e na escola”.

Destinado a leitores com idades entre 4 e 10 anos, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a obra conta, de forma divertida e afetuosa, uma história de pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). “Este livro é uma história divertida e afetuosa inspirada nos dois “Joãozinhos” da minha vida, meu pai e meu sobrinho, portadores de TDAH e são curiosos, criativos e inteligentes, além de hiperativos, como o personagem-título do livro”, afirma a professora Taicy Ávila.

Ela explica que “a proposta é ser uma obra bem-humorada e afetiva, em que os pequenos leitores e as pequenas leitoras podem se identificar com o crescimento e as aprendizagens de Joãozinho”. Ambos com TDAH, o pai de Taicy já é falecido e seu sobrinho, o outro homenageado no obra, é um rapaz de 27 anos, economista e, segundo ela, “se divertiu muito lendo o livro e se lembrou muito das peraltices da infância”, conta a professora.

Taicy Ávila é professora da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEE-DF), desde 1988, e especialista em Educação Infantil e em Arte de Contar História, além de mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Atualmente, leciona na Escola Classe 11 de Sobradinho (EC 11 Sobradinho), local em que adora contar histórias. “Sami Ribeiro, parceiro na elaboração de “Joãozinho, o cuca fresca”, é um ilustrador de mão cheia”, informa.

Ela também é autora iniciante. “Este é o segundo livro de minha carreira de autora iniciante. Também faço parte da Casa de Autores”. O primeiro livro tem o título “Um sonho de escola” e contou com a ilustração de de Vanessa Alexandre. Nessa obra, ela conta o cotidiano de Bia, uma menina com paralisia cerebral, na escola, abordando os temas da paralisia cerebral, pessoa com deficiência, diversidade humana, inclusão escolar, amizade.

“Nesse sonho de escola, a inclusão se dá com a inserção de novos materiais e adaptações simples na rotina, para que todos possam aprender e se desenvolver num ambiente cheio de ludicidade, histórias e amizade. Ao final, Rodrigo, o melhor amigo de Bia na escola, ensina à professora uma descoberta surpreendente e cheia de poesia sobre a diversidade humana”, informa.

SERVIÇO

Livro: “Joãozinho, o cuca fresca.”

Data do lançamento: 14 de outubro

Horário: 15h

Local: café da livraria Sebinho (406 Norte)

Para contatos: @taicy

Fonte: Maria Carla/Jornalista – SINPRO-DF