Agenda artesanal faz parte do projeto ‘Toda memória tem uma história’. Edição de 2020 mostra como 12 moradores do lar chegaram em Brasília; venda será revertida para organização que não tem fins lucrativos.


Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes produz agenda com história dos moradores — Foto: Divulgação

Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes produz agenda com história dos moradores — Foto: Divulgação

Para valorizar a memória dos pioneiros do Distrito Federal, o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho, produziu uma agenda artesanal que conta a história da chegada de 12 dos seus moradores a Brasília. A comercialização da agenda 2020 será toda revertida para a casa, que não tem fins lucrativos e atende a 70 idosos (veja abaixo pontos de venda).

A iniciativa faz parte do projeto “Toda memória tem uma história”, realizado desde 2007 na instituição, para registrar e preservar a memória dos moradores. Para contar as histórias, foram feitas conversas e entrevistas com os moradores da instituição.

Os idosos também foram levados aos locais que marcaram suas histórias. Lá, eles fizeram as fotos que ilustram, mês a mês, o ano de 2020.

Design

Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes produz agenda com história dos moradores — Foto: Divulgação

Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes produz agenda com história dos moradores — Foto: Divulgação

As capas da agenda foram confeccionadas em papel artesanal, de diversas cores e estampas. “Cada uma é exclusiva”, dizem os organizadores.

O miolo da agenda é impresso em papel reciclado industrial e as indicações dos dias da semana e dos meses são português, inglês e espanhol. Para cada dia há uma citação ou pensamento de uma personalidade. A impressão foi possível graças à contribuição de colaboradores, na forma de patrocínio.

Lar dos Velhinhos

Localizado em Sobradinho, o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes atende a 70 idosos de ambos os sexos, excluídos sociais, sem condições de auto sustento, em regime de longa permanência. A instituição é gerida por uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, administrada por diretores voluntários e que conta com a colaboração de parceiros e da comunidade, e é reconhecida como entidade de utilidade pública nos âmbitos Federal e Distrital.

A Oficina de Reciclagem da instituição começou em 1997, quando o objetivo era apenas a laborterapia. “Mas cresceu”, comemoram os responsáveis.

A partir do projeto “Reciclando experiências”, desenvolvido na oficina, o Lar dos Velhinhos recebeu o II Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 Edição Inezita Barroso, promovido pela Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Empreender.

Com o mesmo projeto, a instituição foi ainda contemplada com o V Prêmio Cidadania Hebert de Souza 2011, conferido pela ANABB – Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. Os produtos produzidos na oficina vão desde peças de decoração , como flores, vasos, relógios e caixas, até produtos de escritório e papelaria.

Onde comprar a agenda do Lar dos Velhinhos

  • Banca da Conceição – SQS 308
  • Loja Do Bem – Sobradinho Shopping
  • Zen Feira da Torre de TV – Bloco k, loja 365
  • Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes – Rua Quadra 14, Área Especial 1, Sobradinho – Brasília – DF

Fonte: G1/DF