sábado, junho 22, 2024
InícioCidadaniaLar dos Velhinhos de Sobradinho, produz agenda que conta história dos...

Lar dos Velhinhos de Sobradinho, produz agenda que conta história dos moradores

Agenda artesanal faz parte do projeto ‘Toda memória tem uma história’. Edição de 2020 mostra como 12 moradores do lar chegaram em Brasília; venda será revertida para organização que não tem fins lucrativos.


Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes produz agenda com história dos moradores — Foto: Divulgação

Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes produz agenda com história dos moradores — Foto: Divulgação

Para valorizar a memória dos pioneiros do Distrito Federal, o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho, produziu uma agenda artesanal que conta a história da chegada de 12 dos seus moradores a Brasília. A comercialização da agenda 2020 será toda revertida para a casa, que não tem fins lucrativos e atende a 70 idosos (veja abaixo pontos de venda).

A iniciativa faz parte do projeto “Toda memória tem uma história”, realizado desde 2007 na instituição, para registrar e preservar a memória dos moradores. Para contar as histórias, foram feitas conversas e entrevistas com os moradores da instituição.

Os idosos também foram levados aos locais que marcaram suas histórias. Lá, eles fizeram as fotos que ilustram, mês a mês, o ano de 2020.

Design

Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes produz agenda com história dos moradores — Foto: Divulgação

Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes produz agenda com história dos moradores — Foto: Divulgação

As capas da agenda foram confeccionadas em papel artesanal, de diversas cores e estampas. “Cada uma é exclusiva”, dizem os organizadores.

O miolo da agenda é impresso em papel reciclado industrial e as indicações dos dias da semana e dos meses são português, inglês e espanhol. Para cada dia há uma citação ou pensamento de uma personalidade. A impressão foi possível graças à contribuição de colaboradores, na forma de patrocínio.

Lar dos Velhinhos

Localizado em Sobradinho, o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes atende a 70 idosos de ambos os sexos, excluídos sociais, sem condições de auto sustento, em regime de longa permanência. A instituição é gerida por uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, administrada por diretores voluntários e que conta com a colaboração de parceiros e da comunidade, e é reconhecida como entidade de utilidade pública nos âmbitos Federal e Distrital.

A Oficina de Reciclagem da instituição começou em 1997, quando o objetivo era apenas a laborterapia. “Mas cresceu”, comemoram os responsáveis.

A partir do projeto “Reciclando experiências”, desenvolvido na oficina, o Lar dos Velhinhos recebeu o II Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa 2010 Edição Inezita Barroso, promovido pela Secretaria de Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Empreender.

Com o mesmo projeto, a instituição foi ainda contemplada com o V Prêmio Cidadania Hebert de Souza 2011, conferido pela ANABB – Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil. Os produtos produzidos na oficina vão desde peças de decoração , como flores, vasos, relógios e caixas, até produtos de escritório e papelaria.

Onde comprar a agenda do Lar dos Velhinhos

  • Banca da Conceição – SQS 308
  • Loja Do Bem – Sobradinho Shopping
  • Zen Feira da Torre de TV – Bloco k, loja 365
  • Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes – Rua Quadra 14, Área Especial 1, Sobradinho – Brasília – DF

Fonte: G1/DF

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat