Terreno de 20 mil metros quadrados foi cedido à União pela Terracap; Lula deve ir ao local na próxima sexta-feira

IFB de Sobradinho 2 será construído em área de 20 mil m²(PEDRO VENTURA/AGÊNCIA BRASÍLIA – ARQUIVO)

O campus do Instituto Federal de Brasília (IFB) de Sobradinho 2, no Distrito Federal, será construído próximo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da região e à 35ª Delegacia de Polícia Civil. O IFB informou à reportagem que o terreno, de cerca de 20 mil metros quadrados, foi cedido à União pela Terracap (Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal), no fim do ano passado. A unidade vai funcionar a 30 km do centro de Brasília

A pedra fundamental do IFB de Sobradinho 2 deve ser lançada na próxima sexta-feira (19). A expectativa é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participe da cerimônia. Essa unidade faz parte dos 100 novos institutos federais prometidos pelo governo federal para até 2026. Atualmente, a rede federal tem 682 unidades, espalhados em 38 campi em todo o Brasil.

Local onde IFB deve ser construído(REPRODUÇÃO/GOOGLE MAPS)

O Distrito Federal também vai receber uma unidade do IFB no Sol Nascente. Lula foi ao local na semana passada, para marcar o local de construção. O presidente demonstrou interesse em retornar ao campus quando as obras estiverem concluídas, para ministrar uma aula inaugural. A previsão é que isso ocorra em um ano, “no máximo”.

Sobradinho 2

A região de Sobradinho 2 completa 35 anos em outubro deste ano. Com 79 mil moradores, 95,1% dos habitantes acima de 6 anos sabem ler e escrever, segundo a PDAD 2021 (Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios). O levantamento aponta que 54,7% das pessoas de 4 a 24 anos estudavam em escolas públicas e 18,6% em instituições particulares. Outros 23,6% informaram não frequentar a escola.

Entre os moradores de 6 e 14 anos, 99,5% estão na escola. Em relação àqueles de 15 a 17 anos, 93,8% estudam. Quanto à escolaridade entre os maiores de 25 anos, 40,5% têm ensino médio completo e 26,3% fizeram faculdade.

Sobradinho 2 está no grupo de renda média-baixa, segundo o governo do DF. São quatro faixas — alta, média-alta, média-baixa e baixa. A renda média mensal por pessoa, é de R$ 1.560. No Lago Sul, uma das regiões mais ricas da capital do país, a renda é de R$ 10.979.

Fonte: Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília