Parlamentares querem adotar modelo de atendimento itinerante nas reuniões da Comissão de Assuntos Sociais (CAS)

Durante a primeira sessão da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa (CLDF) nesta quarta (15/2), integrantes falaram da importância do trabalho social e da participação popular nos debates do legislativo. Na ocasião, os distritais destacaram o conhecido Gabinete Móvel do deputado João Cardoso (Avante), que desde 2019 percorre as regiões administrativas levando a CLDF até a população do Distrito Federal.

“No lugar da população ir até à Câmara, acho que é a Câmara quem tem que ir até à população. No caso, meu gabinete faz isso desde o início do nosso primeiro mandato e hoje temos cinco gabinetes móveis nas ruas. Isso nós fazemos diariamente”, explica João Cardoso.

Ao enfatizar a importância da participação popular, visitas e fiscalizações nos equipamentos sociais, a presidente da CAS, Dayse Amarilio (PSB), parabenizou o colega e falou da vontade de adotar a ideia na comissão. “Acho que você inspirou realmente vários parlamentares. Parabéns pela ideia”.

“Eu costumo dizer que na vida, nada se inventa, tudo se copia. A questão desse seu gabinete itinerante, que eu lembro muito bem quando você colocava suas tendas na pista que vem de Sobradinho e Planaltina, é que ele tá motivando muitas pessoas e aqui fica a sugestão dessa comissão também ir para a rua”, sugeriu o deputado Pastor Daniel de Castro (PP).

“Seria interessante depois, se os parlamentares concordarem, fazermos as reuniões dessa comissão nas cidades satélites e vários lugares”, acrescentou João Cardoso.

A primeira reunião da CAS contou com a presença dos deputados Dayse Amarilio (PSB), Max Maciel (PSOL), Pastor Daniel de Castro (PP), Martins Machado (Republicanos) e João Cardoso (Avante). O encontro foi transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras. Confira: