Projeto inovador vai priorizar mais o pedestre, com calçadas amplas, do que os carros

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou decreto nº 40.150, nesta quinta-feira (3), publicando em edição extra do Diário Oficial, com a aprovação urbanística de um novo bairro denominado Urbitá, a poucos quilômetros do centro de Brasília.

 

Trata-se de um projeto de desenvolvimento urbano localizado na saída norte de Brasília, entre Sobradinho 1 e Sobradinho 2, próximo à BR-020 e à DF-425 e terá capacidade para cerca de 120.000 moradores. Na primeira etapa, o bairro já começará com 11.000 moradores.

A primeira fase do Urbitá terá 11.000 moradores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Urbitá terá áreas comerciais, residenciais e institucionais e os prédios poderão ter até 10 andares sem grades ou cercas, integrados ao espaço público e envolvidos por 3 milhões metros quadrados de parques;

Além de empreendimentos residenciais, terá escolas, hospitais, comércio e áreas de lazer, gerando emprego e renda na região, que passará a ser menos dependente do Plano Piloto.

 

O bairro Urbitá adotará uma proposta de urbanismo muito pouco empregada no Brasil, mais orientada ao pedestre do que aos carros, com amplas calçadas, ciclovia em todas as ruas e distâncias pequenas, para que se possa fazer tudo a pé.

 

Há doze anos em processo de aprovação, o projeto seguiu todo o rigoroso rito legal de licenciamento e aprovação para garantir que cumpra seus objetivos de desenvolvimento sustentável, planejado e ordenado.

 

 

Fonte: Publicado originalmente no Diário do Poder/ 3/10 – https://diariodopoder.com.br/decreto-de-ibaneis-cria-urbita-um-novo-bairro-de-brasilia-para-quase-120-mil-moradores/