sexta-feira, julho 12, 2024
InícioArtigosCLDF lança primeira ferramenta legislativa de controle social 

CLDF lança primeira ferramenta legislativa de controle social 

À frente da modernização e inovação digital da Casa, o Deputado Distrital Ricardo Vale (PT) ressalta a importância de garantir maior participação popular na fiscalização 

Desde que assumiu a Vice-Presidência da CLDF, o Deputado Distrital Ricardo Vale (PT) (foto) destaca a atuação da Coordenadoria de Modernização e Informática da Casa, área vinculada à vice-presidência. A aposta tem rendido frutos. Em meados deste ano, a CLDF foi reconhecida como a assembleia legislativa mais transparente do país e, agora, está prestes a lançar mais uma inovação: o Observatório Cidadão. A ferramenta permite fiscalizar os gastos públicos do Poder Executivo, de maneira gratuita e aberta para toda a população. O lançamento do Observatório Cidadão ocorrerá na segunda-feira (11), a partir das 15h, no plenário, e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital. 

Trata-se do primeiro produto do gênero em todo o país desenvolvido no âmbito do Poder Legislativo com essa finalidade. A iniciativa é da Comissão de Fiscalização e Transparência. A expectativa é que a ferramenta seja usada por cidadãos, no controle social, e por parlamentares, que poderão atender melhor as demandas da comunidade. Entre as vantagens do observatório está a disponibilização de ferramenta inovadora que sirva como um dos principais mecanismos de análise e avaliação das políticas públicas do Distrito Federal, por meio de painéis gerenciais com os principais assuntos de interesse da população do DF, bem como das Comissões Temáticas da Casa.

Para Ricardo Vale, que também é vice-presidente da Comissão de Fiscalização e um dos responsáveis pelo

Observatório, a ferramenta permite a colaboração direta dos cidadãos na fiscalização e transparência exercida pela Casa. “O Observatório promove, sobretudo, o exercício da cidadania ao permitir que a população do Distrito Federal possa fiscalizar diretamente a forma como são utilizados os recursos públicos provenientes de impostos. Esse contato direto ainda possibilitará à Câmara o aperfeiçoamento de políticas públicas e serviços prestados à população”, explicou.

A presidente da Comissão, deputada Paula Belmonte (Cidadania) também falou sobre o observatório. “É a oportunidade para que a população fiscalize as contas públicas, sem burocracia. Além de nos auxiliar na criação de políticas públicas”, defendeu.

No lançamento, o cidadão já poderá acessar os pagamentos realizados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), sobre contratos e convênios feitos pelo GDF, concessões e permissões de imóveis e gastos com publicidade. Novas atualizações de dados serão incluídas frequentemente no portal, por meio de gráficos e painéis. Também já está em desenvolvimento, no App mobile CLDF Online, a Transparência Personalizada, que permitirá ao cidadão cadastrar suas preferências e receber informações do seu interesse por meio de notificação automática personalizada.

SERVIÇO

Lançamento institucional do Observatório Cidadão

Data: 11 de dezembro (segunda-feira)

Hora: 15h

Local: Plenário da CLDF

Transmissão: TV Câmara Distrital (Canal aberto 9.3, Net 11, Vivo 9 e www.youtube.com/@TVCamaraDistrital)

Fonte: Comunicação Ricardo Vale (PT), com informações da Comunicação da CLDF

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat