domingo, junho 23, 2024
InícioCultura e LazerConheça os irmãos por trás do duo jazzista Akhi Huna

Conheça os irmãos por trás do duo jazzista Akhi Huna

Formada por JP e Dilla, a dupla de irmãos, de Sobradinho – DF, aposta no jazz americano e na MPB para criar um som original

Os irmãos já fizeram shows nos Estados Unidos e vários lugares da América

Nascidos e criados em Sobradinho, no Distrito Federal, os irmãos João Pedro (JP) e João Davi (Dilla) formam a dupla Akhi Huna, que significa “meu irmão está aqui”, em árabe. A história dos artistas, que têm origem libanesa, com a música, começou ainda na infância, dentro da igreja. A musicalidade deles, porém, começou a se fundir apenas durante a pandemia, em 2020, quando criaram a banda.

Segundo Dilla, a sintonia dos dois, mesmo tendo seis anos de diferença, foi o pontapé para a criação de músicas juntos. “A gente tem uma intimidade de processo criativo que eu acho que não tenho com mais ninguém além do meu irmão”, confessa.

O som da Akhi Huna passeia entre o jazz americano e a música popular brasileira, baseado em coisas que eles cresceram ouvindo em casa. “A gente ouviu muito Ron Kenoli, um pastor norte-americano, que tinha um ministério enorme. Ele tinha um DVD que a gente via bastante, com vários músicos do jazz norte-americano na época que gravaram esse trabalho. Kleber Lucas também, as coisas do Clube da Esquina, Jorge Ben, também o Cassiano”, completa.

A relação dos irmãos com Sobradinho, que fica a cerca de 20 km do centro de Brasília, é de acolhimento. Além disso, João Pedro afirma que a cidade reflete nos trabalhos da dupla: “O clima aqui é meio de serra, né? Bucólico e tal, então isso reflete bastante no jeito que a gente é, na nossa cadência tanto de cotidiano, quanto profissional, criativa”. 

A dupla Akhi Huna é formada por João Pedro e João Davi

Lançamentos Akhi Huna

Entre 2020 e 2021, a dupla lançou os EPs Aleluiá e Várzea Mini Jumbo, com hits como Tropical Baby, Summertime Sobrado, Subaru Dreams e Na Mão do Inimigo. Em 2022, os irmãos fizeram uma turnê pelos Estados Unidos, passando pela Philadelphia, Nova Iorque, San Francisco e Los Angeles, e aproveitaram para gravar parte do mais recente disco, Urubu Arrebata, lançado no primeiro semestre deste ano.

JP afirma que a experiência do último lançamento, gravado parte nos EUA e parte no estúdio Zeroneutro, em Brasília, foi engrandecedora. “Foi muito massa ter gravado lá, ter tido essa experiência que veio no contrário do que a gente fez nas primeiras mixtapes, que foi só eu e o Dila fazendo tudo, gravando em casa, e esse já foi diferente. Gravamos uma parte dele lá em Los Angeles, outra parte aqui no Zeroneutro, estúdio do Natiruts, foi muito interessante e valoroso. A gente aprendeu muito”. 

A dupla Akhi Huna é formada por João Pedro e João Davi

Planos Para o Futuro

Os irmãos já estão se preparando para o lançamento de um novo álbum. As composições e produções já iniciaram e a dupla promete muita coisa boa com a novidade, ainda sem data de lançamento.

Segundo JP, este será o primeiro “disco cheio” do duo, ou seja, com mais canções. “Estamos muito animados e trabalhando muito duro para fazer um trabalho memorável”, confirma.

Fonte: Letícia Perdigão – metropoles.com/ Metrópoles Fun

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat