Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital

A solenidade foi promovida pelos deputados Doutora Jane, Ricardo Vale, João Cardoso e Eduardo Pedrosa

A solenidade foi promovida pelos deputados Doutora Jane, Ricardo Vale, João Cardoso e Eduardo Pedrosa

A Câmara Legislativa comemorou os 63 anos de Sobradinho em sessão solene na manhã desta quinta-feira (11), na estrutura do projeto Câmara nas Cidades, na quadra 15 de Sobradinho. 
Os autores da homenagem, deputados Doutora Jane (Agir), Ricardo Vale (PT), João Cardoso (Avante) e Eduardo Pedrosa (União Brasil), saudaram a comunidade.

Emocionada, a deputada Doutora Jane, que nasceu e mora em Sobradinho, destacou a “dimensão e o simbolismo” do seu momento pessoal ao homenagear a região. “É o meu aniversário com a cidade”, afirmou, ao citar diversos moradores com histórias de vida entrelaçadas a dela, a começar por sua mãe, Evenita do Nascimento Silva, pioneira que trabalhou na maternidade local na década de 1960.

A parlamentar também homenageou profissionais do Hospital de Sobradinho, centro de ensino e Delegacia de Polícia, serviços públicos locais nos quais ela atuou. “Sou filha de Sobradinho e o meu mandato é de vocês”, disse aos moradores, ao frisar o “sentimento de felicidade” nesta data.

Esporte e Cultura

“Sentimos alegria pelo aniversário dessa nossa cidade”, endossou o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Ricardo Vale (PT), que recordou a infância e a juventude em Sobradinho, onde ele e os irmãos participaram de campeonatos de futebol. O distrital pediu uma salva de palmas para o incentivador do futebol amador, Marinalvo Gomes Araújo, mais conhecido como Seu Marinalvo, que faleceu no último dia 29, aos 79 anos.

Vale reafirmou seu compromisso com o esporte e a cultura locais, setores que propiciam a “transformação social”, e garantiu que destinará recursos, via emenda parlamentar, para essas áreas, bem como para o Hospital de Sobradinho. “Fizemos muita coisa boa por essa cidade e vamos fazer muito mais”, atestou.

Ao render homenagens à Associação das Mulheres de Sobradinho II, o parlamentar reforçou sua intenção de trabalhar, na vice-presidência da CLDF, pelo fim da violência contra as mulheres. “Precisamos dar um basta nessa onda de machismo e violência”, reiterou.

Origens

Também oriundo de Sobradinho, o deputado João Cardoso declarou que seus pais, presentes na sessão solene, chegaram na região em 1958. “Aqui é meu quintal”, declarou, ao mencionar que toda sua família mora na cidade. “Estamos aqui para construir”, afirmou Cardoso, que defendeu a atuação conjunta entre os parlamentares pela cidade.

No mesmo sentido, o deputado Eduardo Pedrosa ressaltou a união entre parlamentares e comunidade para solucionar os problemas e atender às demandas da população, a exemplo da duplicação da BR-020 e melhorias no Hospital de Sobradinho. “A vaidade e o ego devem ficar em segundo plano”, considerou, ao enfatizar a importância da integração entre os distritais para efetivar as mudanças necessárias à região.

O comprometimento do GDF com o desenvolvimento da cidade foi assinalado pela vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), que anunciou os serviços de atendimento do “GDF em ação” no local nesta semana. Também manifestou o interesse governamental em atender às demandas o controlador-geral do DF, Daniel Lima.

Hospital de Sobradinho

Pediu o apoio dos parlamentares e do GDF para melhorias e reformas nas instalações do Hospital de Sobradinho o diretor do órgão, Bruno Almeida, e o administrador de Sobradinho, Gutemberg Tosatte, que agradeceu a homenagem da CLDF.

Entre outras autoridades, participaram da solenidade o comandante do 13º batalhão da Polícia Militar, Elisson Sousa; o comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Sobradinho, Eduardo de Assis Lima; o representante da 13ª Delegacia de Polícia, Hudson Maldonado, e o administrador de Sobradinho II, Diogo Matos.

No evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras, houve apresentações de grupos de hip hop e de samba. Ao término, foram entregues moções de louvor a pioneiros e personalidades que se destacaram pelos serviços prestados à população.

Câmara nas Cidades

Sobradinho é quinta região, neste ano, a receber o Câmara nas Cidades, projeto que busca aproximar a população das atividades dos parlamentares. Antes das sessões itinerantes nas regiões administrativas, o projeto realiza consultas prévias a lideranças comunitárias sobre participação social no processo legislativo e orçamento público.  Além das sessões externas, o projeto abriga ações em parceria com diversos órgãos do Executivo e do Sistema S, como espaços de atendimento da Defensoria Pública, Polícia Civil, Secretaria da Mulher e do Na Hora.

Fonte: Franci Moraes – Agência CLDF