A cada ano que passa alguns eventos têm se tornado tradicionais em Brasília, atraindo inúmeros turistas. Entre eles está o Capital Moto Week, criado em 2004 com a intenção de celebrar o dia nacional do motociclista, comemorado em 27 de julho. O evento vai até este sábado (28), com bares, shows, espaços temáticos e diversas atrações como lutas performáticas e Globo da Morte.  O diretor operacional do evento, Pedro Affonso Franco, explica que a primeira edição contou com três dias de atrações, quando passaram 5 mil pessoas pelo local. Já na última edição, em 2017, foram dez dias e um público de 680 mil pessoas.

Na opinião do presidente do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos (Sindeventos-DF) e vice-presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, Brasília precisa mais do turismo de lazer, já que o turismo de negócios está cada vez mais escasso. “O número de reuniões na capital do País está diminuindo por conta da tecnologia, hoje as pessoas resolvem suas questões por meio dos aplicativos, de forma mais rápida e sem custo”, informa. “Com essa tendência, precisamos investir no turismo de lazer. O Capital Moto Week é um evento muito importante para alavancar esse tipo de visitante. Pessoas de outros estados e até de outros países como o Chile vem para a cidade movimentando a economia local”, conclui.

Segundo o diretor do Capital Moto Week, Pedro Affonso Franco, vários fatores contribuíram para o crescimento do evento. “A localização geográfica de Brasília, o ambiente familiar e o apoio de motociclistas e motoclubes não só de Brasília, mas de diversas partes do País que fazem a divulgação o ano inteiro por onde passam. Nossa intenção nunca foi a de ser o maior evento motociclístico da América Latina. Almejávamos ser o melhor, mas sem ferir o espírito e a tradição que o motociclista carrega”, afirma. “Mapeamos as necessidades e os desejos do público e traçamos um planejamento de investimentos em estrutura, entretenimento e comunicação ao longo dos anos que têm resultado no crescimento sem perder o foco no espírito motociclista. Acredito que a mesmice é a morte para eventos recorrentes. Inovar é a regra”, explica o diretor operacional.

Com toda essa estrutura, Pedro conta que só em 2017 o evento recebeu cerca de 100 mil turistas de diversas regiões do Brasil e países como Argentina, Uruguai, Itália, Estados Unidos, Canadá, entre outros. “O evento foi inclusive agraciado com o XXIV Prêmio Upis de Turismo por sua contribuição para o desenvolvimento do turismo na Capital Federal”, comemora. Dessa forma, em sua mais recente edição, o  Capital Moto Week gerou 7 mil empregos diretos e indiretos e movimentou cerca de R$ 55 milhões na economia local.