Dicas para manter uma boa alimentação dos pequenos nos dias em casa

As férias escolares são sempre muito esperadas pelas crianças, mas passar o dia todo em casa pode ser uma preocupação para os pais, afinal é preciso encontrar formas de ocupar o tempo dos pequenos e ainda se atentar à alimentação nos dias que fogem da rotina. Diante de muitas possibilidades nas prateleiras, essa também pode ser uma oportunidade para nutrir as crianças de maneira saudável e divertida.

Mesmo nos dias de folga, é fundamental optar por uma alimentação balanceada que estimule não apenas o paladar, mas também o desenvolvimento físico e mental das crianças. De vez em quando tudo bem recorrer a opções alimentares que agradam mais o paladar dos pequenos, porém é importante que os pais explorem a diversidade no prato de seus filhos.

Incorporar uma variedade de cores, sabores e texturas pode não apenas tornar as refeições mais atraentes, mas também garantir que as crianças recebam uma gama completa de nutrientes essenciais. Veja algumas dicas da Vanessa Lima, que é mãe de três meninas.

Receitas Interativas: Cozinhar em Família

Transformar a cozinha em um espaço de aprendizado e diversão pode ser uma experiência enriquecedora para pais e filhos. Escolher receitas simples e interativas incentiva a participação das crianças no processo de preparação das refeições, despertando seu interesse pelo universo culinário.

Uma boa opção são os bolinhos de arroz em forma de personagens. Com moldes de plástico, faça  bolinhos de arroz e decore-os com ingredientes como nori (alga marinha), cenouras e ervilhas para criar rostinhos. “Além de ser uma receita que envolve as crianças na preparação, o arroz, comida essencial no prato dos brasileiros, se torna uma brincadeira divertida”, comenta Vanessa.

Lanches Saudáveis: Alternativas Deliciosas

Ao optar por lanches entre as refeições, é fundamental escolher opções saudáveis. Frutas frescas, vegetais cortados em palitos e iogurtes são alternativas saborosas e nutritivas. Algumas dicas para evitar o excesso de açúcar e incluir alimentos que ajudem a manter um equilíbrio adequado na dieta das crianças são: Salada de Frutas na Casca de Melancia, Espetinhos de Frutas para sobremesa e Wrap de Frango com Molho de Iogurte.

Hidratação Adequada: Água como Prioridade

Em meio às brincadeiras e atividades durante as férias, é fácil esquecer de se hidratar. Procure incentivar o consumo regular de água para manter as crianças energizadas, ajudando a prevenir a desidratação, especialmente em dias quentes. Vale também chamar os pequenos para fazer uma mistura de frutas para um suco refrescante no final da tarde. Uma abordagem equilibrada para a alimentação pode resultar em crianças mais saudáveis, mais felizes e prontas para aproveitar ao máximo esse período de descanso.

Fonte: Hellen Quida