Exposição artística e ambiental em Sobradinho

Novembro iniciou-se com uma alternativa a mais no campo das artes visuais para a região de Sobradinho. É que a galeria Van Gogh recebeu no último dia 1º a exposição Selva Sem Lei, com obras de artistas atuantes na cena cultural do Distrito Federal.

Entre os destaques, o multi-artista Álvaro Neto, conhecido por trabalhos cênicos, musicais e visuais, elegeu pinturas em tela para a mostra na Van Gogh e também com a presença de uma galera bem famosa por intervenções poéticas, Coletivo Transverso, espalhando pela capital mensagens de pura criatividade.

Selva Sem Lei foi idealizada pelo artista plástico, poeta e grafiteiro, Paulo Flyer, responsável também pela curadoria. A mostra tem como objetivo provocar uma reflexão sobre como nós, seres humanos, ditos, racionais, temos tratado o meio ambiente e qual o impacto desse comportamento tem alterado o nosso planeta. De acordo com Flyer, Selva Sem Lei é um espaço democrático para “artistas da cidade que trouxeram esse olhar minucioso de plantas, animais e tudo o que está sendo perdido com a falta de zelo, ou informação… A consequência é o que vemos, vivemos e sentimos constantemente por meios de comunicação”.

Entre as diversas formas de expressar a atual situação ambiental local, nacional e mundial, o professor Raimundo do Movimento, SOS Ribeirão, falou sobre questões que afetam o Ribeirão Sobradinho e acrescentou soluções para reverter a poluição que afeta o espaço natural.

Para a Gerente de Cultura, Esporte e Lazer de Sobradinho, Rosemaria Alves dos Santos, a exposição representa o retrato de nossa cidade, berço de muita alegria e arte que evidencia o povo brasileiro nas mais diversas qualidades.

O evento de abertura mesclou ainda música e poesia. Entre versos de, Nilva Souza, Custódia Wolney, Ronaldo Mousinho, Luh Veiga, Mauro Rocha, Lúcia Araújo, Pietro Costa, Flora Benitez, Domingos Pereira Netto, Regina Lima, Luis Felipe Vitelli, Jorge Amâncio, Geraldo Oliveira, Marcos Fabrício, Dea Monteiro, Ana Rossi, Rubens Correia, Bebetto, Ildefonso de Sambahiba, artistas do Celeiro Literário e canções de Duendes Blues, Marina Andrade e Maria Maia.

Os convidados puderam conferir também os cosméticos artesanais, naturais e veganos da Poesia em Cheiro, produzidos com foco na sustentabilidade, por meio do uso de embalagens compostáveis e recicláveis.

Serviço

Selva Sem Lei
Galeria Van Gogh (Q.8 AE Lt.5, Sobradinho)
Visitação gratuita até 22 de novembro, de 8:30h às 21:00h.
Informações: 33870428

Fonte: Kley Kopavnick (texto & foto) especial para o Jornal de Sobradinho