Com o objetivo de reduzir os índices criminais na região, o 5º Comando de Policiamento Regional (CPR), juntamente com o 13º Batalhão de Polícia Militar (Sobradinho), lançaram, na tarde da quinta-feira (17), a Operação Prioridade 2. A ação ocorreu nas cidades de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. A partir de um levantamento de inteligência, as equipes percorreram pontos específicos nessas cidades, usando grupos táticos. O Administrador Regional de Sobradinho, Coronel Nascimento, acompanhou o início da operação, que contou com o Coronel Alencar (Comandante do 5º CPR), com o Tenente-Coronel Genilson (Comandante do 13º BPM) e demais oficiais, assim como os Administradores Regionais de Sobradinho II, Osmar da Silva Felicio, e da Fercal, Fernando Gustavo Lima da Silva.

Cerca de 110 policiais militares de Grupamentos Táticos operacionais, Batalhão de Aviação Operacional, Batalhão de Policiamento com Cães, Rotam, Batalhão de Policiamento de Choque (Patamo), dentre outros, atuaram por meio de abordagens, combatendo, principalmente, os crimes de roubo e furto a pedestres e roubo em comércio e identificação de pessoas com mandados de prisão em aberto.

O Tenente-Coronel Genilson ressaltou que, mesmo havendo o controle da criminalidade, “a intenção foi se posicionar, aplicando diversos tipos de policiamento operacional”.

“Temos que comemorar pois reduzimos as taxas criminais. Estamos empenhados em ações coordenadas com as administrações das cidades e com órgãos como o DF Legal e Detran. Temos também o aporte por parte do Departamento de Operações da PMDF, o apoio do Comando de Policiamento de Missões Especiais e de outras unidades. Mesmo com a redução no efetivo, a PMDF tem apresentado resultados significativos”, afirmou o Coronel Alencar.