O novo Administrador de Sobradinho, Eufrásio Pereira, realizou na tarde da última terça-feira, 08 de janeiro, uma vistoria nos espaços públicos da cidade (praças e PECs – Pontos de Encontro Comunitário da cidade), em companhia de servidores da Secretaria e Segurança Pública do DF. A intenção era identificar o estado de conservação dos espaços públicos e o nível de vulnerabilidade.

Durante a visita vários frequentadores dos espaços públicos foram entrevistados pelos pesquisadores da SSPDF, com o objetivo de identificar o nível de satisfação da comunidade sobre o ambiente, sendo dado enfoque às condições físicas dos parques e áreas de lazer, ao nível de sensação de segurança dos usuários e ao grau de pertencimento àquele ambiente.

Para Célio Roberto Dias Dutra, Tenente-coronel da PM, que hoje atua na Secretaria de Segurança Pública e que acompanha a equipe da Administração de Sobradinho, a pesquisa que está sendo realizada por um grupo de sociólogos da Secretaria de Segurança Pública irá identificar e mapear a situação dos pontos de encontro da comunidade de Sobradinho. “A ideia é fazermos um levantamento técnico das condições dos PECs e avaliar como podemos melhorar a experiência dos usuários”, afirmou o coronel.

Eufrásio aproveitou a oportunidade para se apresentar e conversar com os moradores para identificar os pontos dentro das quadras em que a Administração pode contribuir. “Mais que defender junto ao GDF a construção de novas benfeitorias para nossa comunidade, precisamos, nesse primeiro momento, identificar os pontos que necessitam de manutenção e atenção para já realizarmos ações mais assertivas utilizando os recursos que temos disponíveis hoje”, defendeu o Administrador.

Ao longo de sua caminhada pela cidade, o novo Administrador conversou com pessoas como o aposentado Francisco Oliveira Filho, morador da cidade há mais de 50 anos que defende: “Sobradinho tem uma coisa que poucas satélites tem: espaço! Esses loteamentos aqui foram muito generosos, temos faixas verdes com ruas largas, áreas de lazer”, disse o aposentado que na sequência reiterou uma antiga reivindicação: “Precisamos só que o Executivo promova o projeto para melhor utilizarmos as faixas verdes para que deixem de ser abrigo para usuários de drogas e passem a ser áreas de convivência e trocas de experiências para nossa comunidade. ”

Entre as sugestões que os moradores fizeram a Eufrásio, as que mais se repetiram foram relacionadas à falta de manejo e segurança nas faixas verdes e outras como do professor Aldo, que mantém um grupo de corrida na cidade: “Na última gestão trocaram meio-fio sem necessidade e faltou manutenção nos esgotos e bueiros, o que acarreta entupimentos constantes e transbordo nos esgotos da quadra 16 voltado para quadra 17”, defendeu o professor e atleta.

Para o líder da nova gestão, que reiterou a todos com quem conversou, seu gabinete está aberto para aqueles que quiserem conversar e trocar ideias que beneficiem a cidade, o grande diferencial será essa aproximação e diálogo com a comunidade: “Só conversando com o usuário dos serviços e edificações públicas é que teremos o feedback necessário para tomarmos as melhores decisões”, concluiu Eufrásio.

 

Por : Ana Helena Araújo  / Fotos: João Timóteo