Em sete unidades, usaram algum tipo de serviço pelo menos 1,3 milhão de brasilienses. Tempo da fila caiu de 20 para 13 minutos

Nesses seis meses de gestão do Governo do Distrito Federal (GDF) foram realizados mais de 1 milhão e 330 mil atendimentos nas sete unidades do Na Hora, quase 100 mil a mais do que no mesmo período do ano de 2018.

Com o início da profissionalização da gestão e inserção de novas tecnologias e metodologias no atendimento do Na Hora – órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) – o tempo médio de espera reduziu 6 minutos e 47 segundos neste período, em relação ao passado. Passou de 20 minutos o tempo médio de espera, para aproximadamente 13 minutos.

Este é um dos itens do balanço da Subsecretaria de Modernização Administrativa (Na Hora) que acaba de ser divulgado. Para incorporar estratégias que envolvam a tecnologia e inovação nos serviços ofertados, foi feito um mapeamento geral das funcionalidades existentes.

E, posteriormente, foram desenvolvidas estratégias para melhoria do aspecto visual e funcional do site, implementação da ferramenta de autoatendimento e o desenvolvimento do sistema de agendamento eletrônico.

Autoatendimento 

Com o intuito de melhor atender ao público, diminuir o tempo de espera e, consequentemente, as filas, foram instalados computadores para o autoatendimento em todas as unidades. Todos os serviços que dispensam o atendimento presencial estão disponíveis ao cidadão, com orientação dos volantes quando necessário.

Agendamento on-line 

Por meio de parceria celebrada com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Fazenda, está sendo implantado o serviço de agendamento on-line no Na Hora. Ele permite ao cidadão ser atendido com dia e hora marcados, com consequente redução das filas.

A sede de Brazlândia foi a primeira a receber o agendamento prévio, com sucesso absoluto na implantação. Atualmente, a unidade do Na Hora de Sobradinho está em processo de implementação. A proposta é que até o final de 2019 todas as unidades estejam com o agendamento online em operação.

Ampliação de serviços 

Os ajustes no site do Na Hora tornou-o mais claro e intuitivo para o uso do cidadão: acréscimo das funcionalidades de serviços online, serviços presenciais e menu institucional, por exemplo. Passou de 29 para 81 a quantidade de serviços que são disponibilizados na página.


Serviço

Portal do Na Hora


 

Com informações da Secretaria de Justiça (Sejus)