Centro de Tradições Populares comemora os 99 anos do saudoso fundador do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro

Nascido em 9 de novembro de 1920, em São Vicente de Férrer, baixada maranhense, Teodoro Freire estaria completando, em 2019, 99 anos de idade. Dos seus 91 anos de vida, mais da metade, 50 anos, foram vividos na capital do país, cidade onde o Bumba Meu Boi de Seu Teodoro cresceu e virou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. O fundador do grupo deixou história, cultura, família e muitos admiradores. Sua luta pela manutenção e preservação da cultura popular ganhou reconhecimento ainda em vida: recebeu, em 2011, o título de Cidadão Honorário da cidade, além de título de Mestre de Notório Saber pela Universidade de Brasília.

 

A história de Seu Teodoro merece festa e por isso no próximo sábado, 09/11, o Centro de Tradições Populares, sede do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro, convida a todos para uma linda homenagem ao mestre. A ocasião também será a última oportunidade de participar da oficina de Tambor de Crioula, expressão cultural de matriz afro-brasileira, encontrada em diversos estados do país, que acontece a partir das 17h.

 

Durante a aula, ministrada pelo artesão e Mestre Gilvan do Vale, que é membro do grupo há 28 anos, os alunos aprendem os toques dos três tambores: tambor grande, meião e crivador, além do toque da matraca. A dança de roda e as toadas são ensinadas pelas coreiras.

 

Gilvan veio do Maranhão para participar do grupo a convite de Seu Teodoro e hoje segue firme no propósito de manter a cultura popular viva.

 

“Eu me sinto honrado, sempre que tenho oportunidade de passar um pouco dos meus conhecimentos de tambor de crioula. Me sinto como um jardineiro, que todos os dias molha as roseiras para não deixar murchar.  Eu me sinto como mais um multiplicador de cultura. Porque o futuro do tambor de crioula está nas minhas mãos e nas mãos de tantos outros mestres que também estão na luta por manter essa tradição viva. A cada momento que uma criança, ou um adulto, aprende a tocar o tambor, é como se nascesse mais uma raíz em uma árvore, que ajudará a lhe manter de pé”, declara Mestre Gilvan.

 

Serviço: Aniversário de Seu Teodoro e Oficina

 

Datas:  9 de novembro (sábado)

Horário: a partir das 17h

Local: Centro de Tradições Populares – Quadra 15, área especial 2 – avenida contorno – Sobradinho. (Ao lado do Sesi – Sobradinho)

Entrada: gratuita

 

 

 

Por Ricardo Callado – foto: divulgação/blogdocallado.com.br