Paris 2024

A Marcha Atlética existe no calendário da competição desde a primeira edição, em 1951. Confira todas as informações sobre a Marcha no Pan de Santiago!

Marcha Atlética é uma das modalidades do atletismo que serão disputadas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Ela existe no calendário da competição desde a primeira edição, em 1951.

Serão três provas disputadas em Santiago, todas no mesmo local: Explanada Campo de Marte. No dia 29 de outubro (domingo) serão realizadas as provas individuais (masculino e feminino). A novidade deste ano da Marcha Atlética é a prova mista por equipes, que será disputada no último dia do atletismo no Pan (4 de novembro). Esta prova também entrou para o programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A disputa da prova mista por equipes terá o mesmo percurso da maratona (42.195km). Um homem e uma mulher farão revezamento no percurso, cada um percorrendo dois trechos um pouco maiores do que 10km.

Transmissão GRÁTIS ao vivo de eventos esportivos e classificações olímpicas – clique para se inscrever agora!

Quadro de medalhas da Marcha Atlética na história dos Jogos Pan-Americanos

O México é o maior vencedor da Marcha Atlética na história dos Jogos Pan-Americanos. Os mexicanos conquistaram quatro medalhas de ouro, sete de prata e duas de bronze (13 no total).

Equador (quatro ouros, seis no total) e Estados Unidos (dois ouros, sete no total) completam o ‘pódio histórico’ do Pan. O Brasil tem o sexto melhor desempenho histórico no Pan, com uma medalha de prata e duas medalhas de bronze

Brasil na Marcha Atlética nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023

Brasil estará representado na Marcha Atlética no Pan de Santiago 2023 pelo principal destaque do atletismo do país no evento: Caio Bonfim, único que subiu ao pódio no Mundial de Budapeste deste ano, conquistando a medalha de bronze.

No masculino, além de Caio Bonfim, Matheus Correa será o outro representante do Brasil. No feminino, o país estará representado por Viviane Lyra (quarta colocada no Mundial) e Gabriela Muniz.

MAIS | Sem Alison dos Santos e com Caio Bonfim e Darlan Romani, equipe brasileira de atletismo é convocada para o Pan 2023

Marcha Atlética nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023: programação completa e onde assistir

A marcha atlética nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 será disputada em dois dias: 29 de outubro (domingo) e 4 de novembro.

Vale lembrar que, para o Brasil, o Pan de Santiago terá transmissão do Canal Olímpico do Brasil e da CazéTV, ambos serviços de streaming.

Confira a programação completa da marcha atlética, no horário de Brasília:

Domingo, 29 de outubro

  • 7h00: Marcha 20 km masculino
  • 9h30: Marcha 20 km feminino

Sábado, 4 de novembro

  • 6h30: Marcha mista (masculino e feminino)

MAIS | Conheça todos os esportes do Pan de Santiago

Fonte:  Renan Prates/www.olympics.com