Mais de 90 paradas já foram higienizadas. A intenção é evitar a propagação do mosquito da dengue

A primeira fase da operação teve início na região norte do DF. A Fercal foi a primeira cidade atendida pela operação e teve os 22 abrigos limpos. A equipe de higienização também visitou 50 paradas de ônibus em Sobradinho I e II, e 20 pontos em Planaltina. Ao todo, são 92 que já estão higienizados.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade contratou uma empresa, por dispensa de licitação, para fazer o serviço emergencial de higienização nas lajes de 660 pontos de ônibus para evitar o foco do mosquito da dengue. O processo de limpeza está divido em três fases com prazo de 45 dias.

O serviço será realizado nas 26 regiões administrativas que possuem abrigos de concreto do Tipo C. Essas estruturas facilitam o acúmulo de lixo e de água na parte superior. O GDF investiu R$ 200 mil na operação para evitar a proliferação do mosquito. A operação de limpeza foi montada para lugares com maior índice de incidência de casos de dengue, conforme os dados da Secretaria de Saúde do DF.

“A operação deve durar quase dois meses. A nossa expectativa é atendermos cerca de 60 abrigos diariamente. Acreditamos que terminaremos a limpeza antes do prazo”, avalia José Xavier, executor do contrato.

Os moradores da região, que acompanharam de perto a operação, aprovaram a iniciativa do GDF. “ É fundamental a limpeza nos abrigos, agora podemos sentar nas paradas que antes estavam sujas. Isso nos traz segurança. Parabéns pela iniciativa”, afirmou Jean Carlos Dutra, vigilante.

“Ficou ótima a limpeza. Parabéns pela iniciativa! As paradas estavam muito sujas”, destacou Aglaildo Queiroz, autônomo. De acordo com o cronograma de limpeza, as regiões Sul e Leste do DF ainda serão atendidas nesta semana. As demais devem ser higienizadas até o mês de junho.

Região Sul:

Gama

Santa Maria

Leste:

São Sebastião

Itapoã

Paranoá

Lago Sul

Jardim Botânico

Oeste:

Brazlândia

Ceilândia

Sudoeste

Vicente Pires

Taguatinga

Samambaia

Recanto das Emas

Águas Claras

Centro Sul

Guará

Candangolândia

Núcleo Bandeirante

Riacho Fundo I

Riacho Fundo II

SIA

Estrutural

Park Way

* Com informações da Secretaria de Mobilidade e Transporte