Campanha convida as pessoas a pensarem sobre a qualidade de vida para ter saúde mental

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir a saúde mental. Algumas unidades de saúde do Distrito Federal estão promovendo ações que convidam as pessoas a refletirem sobre isso.


“A maior parte das pessoas, quando ouvem falar em saúde mental, pensam em doença mental. Mas a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Certas maneiras de pensar e agir levam a uma boa saúde mental e à realização pessoal, enquanto outras predispõem ao estresse ou mesmo dificuldade para manter a saúde mental equilibrada”, destaca a diretora de Serviços de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Elaine Simone Bida.


A campanha foi criada no Brasil em janeiro de 2014, com o intuito de valorizar o bem-estar psíquico e incentivar a adoção de uma postura mais positiva em relação à vida. O tema deste ano é “Precisamos falar sobre saúde mental”. A iniciativa visa discutir o tema em todos os aspectos da vida nesse período do ano que inspira novos planos e realizações.


Durante todo ano são realizadas ações que visam orientar sobre os cuidados com a saúde mental. Essas orientações são ofertadas de maneira regular nas unidades de saúde em cada cidade do Distrito Federal.


“Estamos sempre preocupados em prestar uma assistência em saúde mental durante o ano todo. O apoio é ofertado nos vários níveis de atendimento, seja na atenção primária, nas unidades básicas de saúde; na atenção secundária, como os centros de atenção psicossociais (Caps); nos ambulatórios e, ainda, no atendimento emergencial nos hospitais ou no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência”, pontua Elaine Bida.


Atividades

Em sintonia com a Campanha Janeiro Branco e em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental, as Regiões de Saúde estão organizando ações para melhorar a qualidade de vida de profissionais e pacientes.


Sobradinho

Em Sobradinho, a Administração Regional, realizará, entre os dias 20 a 31, um Circuito de Palestras e de Contação de Histórias, com depoimentos e rodas de conversas, no Auditório da Administração de Sobradinho. E no dia 25 será realizada a Caminhada Janeiro Branco , com a concentração na Administração Regional, às 9 horas, com destino ao Estacionamento da Feira Modelo.

Mesa Redonda: Abertura Oficial do Janeiro Branco em Sobradinho 

Local: Auditório da Administração Regional de Sobradinho

Data: 20/01/2020

Horário: 9h

Composição da mesa:
Idealizadores e Coordenação: Psicólogas Cláudia Fontes e Rose Nacfur.

Tema: Vem pra saúde mental

Psicólogo João Bezerra. Presidente da Comissão de Estudos sobre Direito e Psicologia da Rede Internacional de Excelência Jurídica do DF.

Tema: Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida

Administrador de Sobradinho. Dr Eufrásio Pereira da Silva

Tema: Sobradinho Abraça Janeiro Branco

General Haroldo Assad Carneiro

Tema: Ter Saúde Mental é Ter Qualidade de Vida

Psicóloga Dalia Bezerra Secretaria Saúde e Instituto Plenitude

Tema: Janeiro Branco: Psicoeducação e Cultura da Saúde Mental

Deputado Distrital João Cardoso.

Tema:   As Políticas Públicas com Vistas a Saúde Mental

Claudiana Jacobino Psicóloga e Supervisora do CAPS AD Sobradinho II

Tema:  A Valorização do CAPS e seu Papel Social prol Saúde Mental

Neurocientista Social Célia Moraes. Dirigente da Comunidade Terapêutica Desafio Jovem. Conselheira do CONEN DF

Tema: A importância da Neurociência para Saúde Mental – Cada integrante terá até 15 minutos para discorrer sobre o assunto

PROGRAMAÇÃO 25/01
Caminhada Janeiro Branco

Horário: 9hLocal: Adm. de Sobradinho sentido Feira Modelo
Programação FEIRA MODELO – 25/01

▪︎Aula de Dança;

▪︎Café saudável;

▪︎Técnicas de Relaxamento

▪︎Escuta Psicológica;

▪︎Oficina;

▪︎Aferição de pressão

▪︎ Glicemia;

▪︎Bioimpedância;

▪︎Apresentação da Banda do EXÉRCITO BRASILEIRO

▪︎Distribuição de abraços;

▪︎Distribuição de brindes;

▪︎ Exposição do projeto Psicossocial EmPODERarte;

▪︎ Shows com artistas da cidade;Distribuição de brindes, folders educativos e muito mais!

JS – Com informações da Secretaria de Saúde  e  Realização da Administração Regional de Sobradinho DF – Fotos Divulgação