O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do País (Icec) teve aumento de 0,2% em setembro na comparação com agosto, fixando-se em 106,1 pontos. É o que diz estudo divulgado nesta terça-feira (25), pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Entretanto, para a CNC, esse resultado não indica uma tendência de retomada de investimento no setor.

Segundo a pesquisa, o índice relativo aos investimentos recuou pelo quinto mês consecutivo (-0,3%), registrando 94,6 pontos.  Já o índice que calcula a avaliação das condições correntes da economia aumentou 0,9% na comparação mensal e 1,8% quando comparado com setembro de 2017. Apesar da melhora, 62,9% dos empresários do varejo dizem que existe uma deterioração significativa do cenário econômico brasileiro nos últimos meses.

Na opinião do departamento econômico da CNC, a desvalorização do real tem demonstrado potencial para contaminar os preços no médio prazo, o que pode comprimir o orçamento das famílias e dificultar o cenário para o varejo até o fim de 2018, informa. O estudo mostra ainda que existe uma deterioração na expectativa de contratação de funcionários (-6,3%).

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é indicador mensal antecedente, apurado entre os tomadores de decisão das empresas do varejo para detectar as tendências das ações do setor do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6 mil empresas situadas em todas as capitais do País, e os índices apresentam dispersões que variam de zero a duzentos pontos.

(*) Por Daniel Alcântara – Fecomércio