Em janeiro, tomou posse como novo administrador de Sobradinho 1, Gutemberg Tosatte, e pedimos a ele que falasse à comunidade serrana um pouco das demandas existentes na cidade, bem como se apresentasse aos nossos leitores. Segue abaixo, uma entrevista realizada pelo Editor Junior Nobre do Blog do Emícles e do Portal Jornal de Sobradinho ao novo gestor da pasta

Gutemberg Tosatte, novo Administrador de Sobradinho, é Auditor de Atividades Urbanas especialista em Obras, no DF LEGAL. Foi Secretário de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal, entre dezembro de 2019 e julho de 2020. Foi indicado pelo Deputado João Cardoso e prontamente aceitou o convite estando à disposição em trazer grandes melhorias para a cidade serrana. É morador de Sobradinho há 37 anos e traz consigo uma memória afetiva na quadra 15, mais especificamente nas quadras de esporte. Acompanhou o processo de execução das mesas e bancos de concreto, que na época eram mesas de ping pong, andava de bicicleta nos terrenos vazios, jogava futebol e também vôlei, o qual é sua paixão até os dias de hoje.

Foi muito bem recebido pelo Ex-Administrador Abílio Castro, que passou as demandas mais urgentes e os processos que já estavam em andamento. Atualmente a Administração conta com aproximadamente 60 servidores, distribuídos nas coordenações, diretorias, gerências e assessorias.

A instrução que é dada a todos os Administradores quando assumem a função é que cuidem da cidade. O Governador tem o cuidado em selecionar pessoas que residem na Região Administrativa que estão assumindo, para que vejam de perto e façam parte da realidade de cada região.

Neste primeiro momento, devido as intensas chuvas, as equipes estão trabalhando para remediar os danos no asfalto e podas nas faixas verdes, bem como o recolhimento de entulhos para que não tenha mais focos do mosquito da Dengue. Outro problema que é muito presente é a falta de iluminação pública em algumas áreas, que vem acontecendo devido aos furtos de cabos dos postes. A CEB já foi acionada e já está efetuando os reparos em algumas áreas da cidade.

Um problema que pretende solucionar em sua gestão, é a regularização do Setor Habitacional Nova Colina, que serão os precursores em um projeto que está sendo elaborado que é a “Administração Itinerante”, que em breve terá mais informações.

O zelo com Sobradinho e cuidados gerais serão sempre prioridade nessa gestão. A equipe está focada nas operações tapa buraco, que tem sido elogiada pela população e controle do aumento do mato, foco que será mantido mesmo quando o período de chuva acabar. A recuperação da malha asfáltica de Sobradinho realmente se faz necessária em alguns locais. Existem áreas onde só o tapa buraco não consegue resolver mais, principalmente nas vias que cortam as quadras. A intenção é reformar algumas áreas e a busca de investimento para isso já se iniciou.

De imediato, em relação ao combate à Dengue, a cidade está recebendo uma força tarefa que uniu diversos órgãos nessa missão. As equipes estão indo de porta em porta, uma quadra por semana, em busca de inservíveis que de certa forma estejam contribuindo para o acúmulo de água e o aumento de casos de Dengue.

Sobre a parceria com o Diego, atual Administrador de Sobradinho 2, que é um grande amigo do Gutemberg, há ações conjuntas programadas, como por exemplo a ação de combate à Dengue, que está recebendo auxílio da Administração de Sobradinho II. Em relação ao Fernando, Administrador da Fercal, não se conheciam antes, mas há ciência que é um excelente profissional.

Quanto aos veículos apreendidos (por estarem em desconformidade com a legislação de trânsito), no pátio da 13° DP, a Administração está em contato com o Delegado Maldonado, em uma ação conjunta para fazer a verificação se tem existência de algum criadouro nessas instalações. Há uma legislação específica, que deve ser cumprida relacionado a prazo de apreensão, recolhimento para outro pátio e tendo isso em vista serão tomadas as medidas cabíveis sempre dentro da legislação vigente.

Em relação a AMPEC, o Administrador tomará ciência em qual situação estão os processos de ampliação do Setor de Expansão, fazendo esforços para que os processos se encaminhem, ouvindo o que a comunidade deseja, o que os empresários precisam e procurando os seguimentos do Governo do Distrito Federal (GDF), com vistas a dar andamento aos processos, auxiliando assim a regularização de novas áreas.

E para finalizar, primeiramente o Administrador agradece a oportunidade do Jornal de Sobradinho em ser um porta voz tão importante entre Administradores e comunidade, bem como agradecer a comunidade pelo acolhimento, o trabalho é feito em conjunto com a população, muitas ações dependem do apoio das pessoas, então é de extrema importância que os trabalhos ocorram juntos. A administração está à disposição em atendê-los e estando sempre em prontidão para demandas também emergentes.

  • Com informações da ASCOM-Assessoria de comunicação da Administração Regional de Sobradinho, foto: divulgação