A sala de internação (Sala Amarela) e um consultório da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho foram reabertos nessa segunda (12/8), pelo Governo do Distrito Federal. O deputado distrital João Cardoso (Avante) participou da solenidade de reativação do espaço, que estava há um ano sem funcionamento e agora conta com dez novos leitos.

Na ocasião, o distrital comemorou a iniciativa e afirmou que a conquista é resultado da cobrança da população. “Meu pai chegou a Brasília em 1958, criando seus quatro filhos aqui. E nós sempre utilizamos o serviço público de saúde. Acredito que a boa vontade do governo vai fazer com que a saúde possa se tornar a saúde de excelência que nós precisamos em todo o DF.”, comentou.

“Devemos procurar sempre melhorar a saúde porque ter saúde é igual a ter ou não ter vida. Parabenizo o governador por mais esta inauguração e reforço que o governo, a administração e a população podem contar conosco na Câmara Legislativa.”, afirmou João Cardoso.

A reabertura dos espaços, que estavam desativados por falta de profissionais, contou com reforma e reabastecimento de medicamentos e insumos hospitalares. Também foram encaminhados à unidade 16 médicos – entre emergencistas e clínicos –, 26 enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e quatro técnicos de laboratório. Mais profissionais devem ser contratados até o próximo mês, de acordo com o GDF.

A Sala Amarela recebe pacientes que têm indicação de internação, devendo ficar em observação por, no máximo, 24 horas. O ambiente conta com pontos de oxigênio, dez leitos e carrinhos de emergência equipados para atendimento em caso de parada cardiorrespiratória. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiros, nutricionista e assistente social. Também atuam na UPA bioquímicos, farmacêuticos e odontologistas. Caso seja necessário ampliar o tempo de internação do paciente na sala de internação, a equipe providencia a transferência – de forma segura, em ambulância – para os hospitais que tiverem vaga.

Por Clarice Gulyas – com informações da Agência Brasília