A Equipe de Suporte Pedagógico da BECERB em parceria com o Instituto Cerratense tem a honra de convidar para evento comemorativo dos 64 anos de Brasília.

      No dia 26 de abril, as 9:30h, na Biblioteca Escolar Comunitária Espaço Rui Barbosa de Sobradinho, ocorrerá o lançamento do livro “A Cápsula do Tempo da Pedra Fundamental do DF: uma mensagem para o futuro”. O livro é fruto do projeto que ocorreu nos anos de 2022/2023, quando uma Cápsula do Tempo foi enterrada na solenidade dos 100 anos da Pedra Fundamental do DF, no dia 07/09/2022.  Deste ponto de partida, atores sociais promoveram ações diversas tendo o monumento como objeto de pesquisa, dando ênfase a educação patrimonial e ambiental.

São seis capítulos com textos de especialistas contemplando a área da história, geografia, cultura, patrimônio, turismo e meio ambiente. O último capítulo, em especial, apresenta uma escrita potente, que narra a experiência de alunos de escolas públicas na programação do Centenário da Pedra Fundamental.

Desse modo, os organizadores do livro, professora Iassana Rodrigues e o historiador Robson Eleutério, convidam a comunidade para um debate sobre projetos potentes que colocam os nossos jovens, em especial, os estudantes da rede pública como atores do processo histórico.

Nesse dia também haverá o lançamento de duas exposições:“Traços de Niemeyer” (fotográfica), e “Sobradinho: uma viagem no tempo”, que faz um percurso ao longo da história, destacando acontecimentos relevantes desde o período colonial até a inauguração da nossa cidade.

Para abrilhantar esse momento tão especial, será feita a entrega da Comenda Centenário da Pedra Fundamental a dois pioneiros da comunidade sobradinhense: o Senhor Francisco Hermógenes de Araújo e o senhor Cassiano Alves dos Santos.

 “Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia”                                                              

                      Leon Tolstói

Fonte: Equipe da BECERB – CRESo/UNIEB/BECERB