O Educador e Empresário Márcio Portilho, Diretor da Faculdade Fael, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal de Sobradinho

 

Márcio Portilho, nasceu em Sobradinho, Distrito Federal, graduou-se em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UniEURO e em Serviços Sociais pela Universidade Católica de Brasília, é especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e em Educação Profissional pela FacSenac, atuando na qualidade de professor dessas cadeiras durante toda a sua trajetória profissional em diversas instituições de ensino desde o profissionalizante ao acadêmico. Atua como consultor de soluções na Faculdade Fael e é gestor de polos no DF e no GO. Palestra sobre diversos tópicos nas áreas educacionais e de gestão empresarial tendo como característica a atenção as competências humanas e a facilidade em transmitir o conteúdo através de “cases” reais de sucesso. Trabalhou em empresas familiares desde os 14 anos, e em suas primeiras oportunidades profissionais obteve merecido destaque logo cedo, sendo reconhecido por seus trabalhos na qualidade de Diretor de Marketing, Controller Administrativo e é claro nas funções de Professor e Coordenador Pedagógico por onde passou. Dedica-se à docência desde o ano de 2003, quando foi professor do curso de Telefonista, Recepcionista e Operador de Telemarketing. Desde o ano de 2016 quando iniciou suas atividades na Faculdade Fael, destacou-se na forma de gerir e envolver suas empresas na sociedade, obtendo merecido destaque.

 

Muitos me perguntam como surgiu a sua parceria e trajetória na Faculdade Fael?

 

Em abril de 2016, após um período sabático, surgiu um convite para iniciar um trabalho de captação e apoio nos cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade Fael. Inicialmente, relutei a oportunidade pois queria dedicar toda a minha atenção a família, nesse mesmo período, em atenção à realização de uma consultoria realizada em Blumenau-SC, reacendeu o entusiasmo em retomar as atividades profissionais. A partir desse momento, iniciamos as tratativas em inserir a Faculdade Fael em Sobradinho-DF. O desafio inicial há época, era mostrar a toda comunidade a qualidade dos cursos oferecidos e sua política de preços acessíveis a todas as pessoas, algo que até hoje só a Faculdade Fael consegue oferecer. Desde então, em pouco mais de seis meses de trabalho expandimos a Faculdade para a cidade de Planaltina-DF. Em um ano de trabalho, após o destaque dos trabalhos realizados em Sobradinho-DF, assumimos o polo de Valparaíso-GO, e em seguida o Polo de Brasília-DF e em 2018 fui convidado para participar do Grupo Solução da Faculdade Fael, onde contribuímos nas soluções urgentes e sugerimos ações estratégicas de todo o grupo.

 

Na Faculdade Fael reinventamos a forma de reter talentos e valorizar nossos colaboradores e fornecedores, prova disso é o nosso quadro de colaboradores formados por profissionais que iniciaram suas atividades como prestadores de serviços e estagiários e hoje fazem parte do quadro de coordenadores dos nossos polos da Faculdade Fael. Sinto-me realizado por poder colocar em prática toda “expertise” adquirida nas empresas anteriores, somados ao conhecimento acadêmico adquirido até o presente momento. Muito me honra fazer parte de uma equipe reiteradamente premiada por sua excelência no atendimento e competências profissionais, nos destacamos pelo tratamento diferenciado ao aluno, por dar soluções as suas demandas administrativas e financeiras. Além é claro, pelo destaque e referência na quantidade de matrículas realizadas, onde desde cedo, sabíamos que isso seria resultado de um trabalho sério e comprometido junto a todos os alunos, nosso maior patrimônio.

 

Cada gestão tem sua autonomia e estilo próprio. Como o senhor tem desenvolvido as relações junto aos alunos e colaboradores em geral?

 

Em todas as oportunidades de atuação profissional na qualidade de gestor sempre priorizei um estilo mais humano e integrador, acredito que a liderança exercida e o respeito adquirido deve ser resultado do exemplo, não à toa, costumo trabalhar junto com meus colaboradores e realizar todas as atividades profissionais, desde a mais complexa até aquelas que exijam força e resistência física. Acredito em uma gestão mais humanizada. Desde muito cedo li e apliquei modelos de gestão até chegar a um modelo de sucesso. Elogiamos em público, e repreendemos em particular, sempre com foco no problema a ser solucionado. Quando temos problemas, buscamos o diálogo para a solução. Uma vez que temos solidificado a excelência dos cursos ofertado, nosso maior desafio é manter-se como referência. Somos pautados na ética e na vontade de ser melhor a cada dia e isso é uma marca dos nossos melhores colaboradores.

 

É sempre um prazer estar próximo das equipes comerciais, administrativas e acadêmicas. Incentivamos o crescimento de todos os colaboradores, sempre buscamos opções de qualificação e aprimoramento profissional. E isso nos gera novos desafios e compromissos de todas as nossas equipes de trabalho. Em breve, teremos o retorno dos nossos alunos veteranos e início das atividades dos alunos calouros. Com seriedade e compromisso em prol do sucesso de todos, firmamos uma série de atividades para acolher e desejar boas-vindas. Já despontamos como uma instituição que agrega valor aos alunos e incentiva o sucesso profissional de todos. Hoje, os alunos da Faculdade Fael sentem-se orgulhosos de fazer parte da instituição.

 

Quais as diretrizes de trabalho e como atua junto à comunidade de Sobradinho?

 

Por ter nascido e ser morador de Sobradinho, conheço bem a cidade, e tenho toda uma equipe de trabalho que além de qualificada, também mora na região e conhecem bem suas características e peculiaridades, sua comunidade e sua história. Nossas histórias pessoais fundem-se a história de Sobradinho, visto que, além de filhos da cidade, nossos familiares também firmaram sua vida e escolheram Sobradinho para viver. Somos mais que parceiros da cidade, atuamos no desenvolvimento acadêmico, por atuar no ramo educacional, fazermos mais que isso, contribuímos SEMPRE para o desenvolvimento cultural, social e no fomento econômico da Cidade. E isso nos orgulha diuturnamente pois estamos fazendo parte da história de Sobradinho.

 

Atualmente, moradores, empresários, e lideranças de todas as áreas encontram na Faculdade Fael um grande apoiador no desenvolvimento de diferentes áreas da Cidade.

 

Atualmente, houve um crescimento físico da Faculdade, quais os planos de expansão do Faculdade Fael para a região?

 

A Faculdade Fael, orgulha-se por iniciar em Sobradinho o seu plano de expansão em todo o DF. Tomamos medidas sólidas para o crescimento da nossa instituição na cidade, focando sempre na excelência dos cursos e no aperfeiçoamento profissional dos nossos acadêmicos, em 2019, iniciamos as turmas de Educação Física e Serviço Social, dois cursos com forte demanda na região. Os cursos de Educação Física, sejam eles: Bacharel ou Licenciatura, exigirá uma nova estrutura por ser na modalidade SEMI-PRESENCIAL, para isso, estamos nas tratativas finais para ofertar a melhor estrutura disponível em Sobradinho para uso dos nossos alunos e colaboradores desses cursos. Estamos ainda, na iminência de nos tornar um Centro Universitário, corroborando nosso alto índice nas avaliações do MEC e no sucesso dos alunos junto ao mercado de trabalho. Algo que desde a chegada da Faculdade Fael, vem sucessivamente sendo realizada e reconhecida.

 

Por Emicles Nogueira Nobre Júnior ( Júnior Nobre)  –  Jornal de Sobradinho