sexta-feira, julho 26, 2024
InícioArtigosCiplan evolui na destinação dos resíduos sólidos

Ciplan evolui na destinação dos resíduos sólidos

A Lei dos Resíduos Sólidos nº12. 305/10, implementada há 10 anos pelo Governo Federal vem sendo seguida à risca pela Ciplan. A empresa que é reconhecida como uma das maiores no segmento de Cimento e Agregados do país, buscou efetivar contratos na sua matriz localizada na Fercal-DF, com empresas de reciclagem como a cooperativa Recicle a Vida, e as empresas Ecolimp, Zero Impacto e a Lwart. A ação visa implementar com maior eficiência o armazenamento e o transporte dos resíduos sólidos gerados dentro da cimenteira.

Na Semana do Meio Ambiente, em que 5 de junho, sexta-feira, data instituída para o olhar diferenciado nas ações ambientais no Brasil, a fábrica tem um foco no que já foi realizado e na conscientização de seus colaboradores dentro e fora da cimenteira.

No relatório de 2019 podemos verificar que foram recolhidas 10 toneladas de papelão, papel e plástico pela Recicle a Vida; Sucata tecnológica para descarte especializado – 214 kgs – Zero Impacto; Óleo de cozinha usado para descarte especializado – 400 litros – Ecolimp; Óleo lubrificante usado enviado para rerrefino – 41.970 litros – Lwart; Sacaria de cimento para reciclagem – 45,73 ton – Recicle a Vida, com a logística do transporte implementada pelas empresas parceiras.

O armazenamento e acondicionamento são realizados dentro de uma área construída na forma de galpão nas instalações da fábrica. Para Maria Teixeira, gerente ambiental da Ciplan, “o momento é de avançar ainda mais na meta de consolidarmos a logística reversa. Um país gigante se faz com ações ambientais que mirem o futuro do planeta”.

Outra parceria firmada em 2019 foi com a ONG Pata na Tampa. O trabalho de conscientização com os colaboradores dentro da fábrica possibilita que ao utilizar um refrigerante ou garrafa de água, as tampas dos mesmos possam ser armazenadas em um recipiente adequado para ser recolhido pela ONG. A verba conseguida é destinada ao auxílio dos cães de ruas e abrigos para castração dos animais. “Exercitamos a logística reversa e ajudamos a causa animal. O meio ambiente é responsabilidade de todos nós”, garante Teixeira.

Em 2020, devido à Covid-19, todas as ações voltadas para a semana Ambiental serão via on-line com vídeos e links diários para os colaboradores com diversos temas ambientais: consumo consciente da água, energia elétrica, desperdício de alimentos, descarte de resíduos sólidos e a importância da separação dos orgânicos dos secos e várias dicas para incentivar a reciclagem.

Fonte: Zuleika Lopes/Ciplan

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat