As comemorações de aniversário da Fercal foi um marco na história da Cidade que ainda não tinha uma bandeira. O dia 14 marcou os 63 anos com uma programação especial durante toda a semana. Parte do calendário de celebração, foi lançado o concurso da Bandeira pela Administração Regional. O edital público rendeu aproximadamente 500 inscrições as quais os participantes eram estudantes da rede pública / particular e moradores da Fercal. Já a comissão, formada por Sálvio de Matos, Marco Aurélio, Maurício Dias, José Arnaldo e como convidado, André Olinto. Servidores da educação e administração pública e moradores da região os quais escolheram as finalistas levadas a público para votação nas redes sociais oficiais da Administração Regional ( Insta: @fercaloficial / Face: Administração Regional da Fercal ).

 

Rafael Rodrigues Brito da 5ª B, Escola Classe Rua do Mato, foi o vencedor com quase 5 mil votos. Os demais classificados, receberam certificado de participação e troféu. Em segundo ficou Flávia Pereira de Alencar da 6ª D, Escola Queima Lençol e em terceiro, Ana Luíza de Araújo Morais, 8ª C, do Centro Educacional Fercal. Agora existe a bandeira que representa a Região Administrativa XXXI. “Eu estou muito feliz e pensei muito na natureza que está em toda a Fercal, muitos ipês temos por aqui e como a árvore renova suas folhas e floresce, nós também somos assim. Temos sonhos. Ah, gostei muito do tablet”, disse o campeão. “O Rafael representa muito bem os alunos da Fercal. Ele foi criativo em trazer o Ipê como símbolo da nossa bandeira, árvore presente na vegetação, aliás, facilmente encontrada no DF. Que todos sejam assim, se reciclem nas estações que passamos na vida em busca do novo. É um novo tempo para a Fercal. Junto ao governador Ibaneis Rocha vamos trabalhar pelo bem comum, pois, é tempo de ação. Esse aniversário de 63 anos da Fercal foi especial, pois fomos considerados líder em investimentos e obras de infraestrutura com o trabalho nosso sempre em conjunto com o GDF Presente, destinações de emenda e a direção certeira do governador”, celebra o administrador regional Fernando Gustavo.

 

Os moradores puderam assistir ao Desfile Cívico, com a apresentação de todas as escolas públicas da cidade, onde cada uma delas abordou um tema relevante, tais como: preservação da Amazônia, valorização da área rural e combate à Dengue. Teve também, órgãos da segurança pública ao som da banda do Corpo de Bombeiros durante todo o evento. Para Ana C. Araújo, (27): “Um aniversário lindo, nossas crianças sabem o que estão dizendo e hoje, todos nós celebramos os 63 anos mais festejado em toda história da Fercal. Parabéns por essa Administração que tem feito diferença”!

 

O parabéns foi cantado pelo administrador regional Fernando Gustavo e autoridades que juntos, fizeram o corte do bolo de 63 Kg com  temática da nova bandeira, brasão e símbolo do GDF. A Corrida dos Planetas, etapa Mercúrio, percurso de 10 Km com saída da Fazenda Confiança até o Engenho Velho foi realizada com tranquilidade. Os cinco primeiros lugares masculino e feminino subiram ao pódio e receberam pelo administrador regional e o organizador Demerson Resende os troféus. Os primeiros lugares de cada categoria  ficaram para: Jhonata Irineu de 22 anos e Turla Lopes  de 32. Mas um dos pontos mais visitados, foi a exposição de carros antigos com alguns clubes e modelos variados. Clube Puma do Brasil, Clube do Jeep, Opalas e Fuscas. O eleito melhor off-road foi a Rural mais conhecida como Azeitona, pertencente a Guilherme; o preferido foi o Chevrolet amarelo ano 63, Sr. Beto e o campeão na categoria mais bonito, o Puma vermelho 73, parte da coleção do Sr. Sálvio de Matos. A comitiva Cavalgadas Brasília, comandada por Ismael Antunes foi um show à parte junto ao trio elétrico que acompanhou o percurso.

 

Apesar de considerada uma das menores regiões administrativas, a Fercal é a maior arrecadadora de IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS e SERVIÇOS (ICMS) do Distrito Federal e também, foi a Administração Regional que mais aplicou verbas de janeiro a setembro deste ano dentre as Regiões Administrativas. “A cidades está mudando, sou moradora do Queima Lençol há 40 anos e nunca vi isso. Agradeço ao governador Ibaneis por mandar o Fernando e olhar por nós. Que os 64 anos da cidade seja tão lindo como esse foi”, se emociona a Sra. Maria de Lourdes.

 

 

(*)Fonte e Fotos : Kleber Ribeiro – Especial para o Jornal de Sobradinho