sábado, junho 22, 2024
InícioArtigosCâmara Legislativa celebra 64 anos de Sobradinho

Câmara Legislativa celebra 64 anos de Sobradinho

    

Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) transfere-se para Sobradinho na noite desta quarta-feira (22) para comemorar os 64 anos da região administrativa. O evento tem início previsto para 19h e conta com transmissão pela TV Câmara Distrital.

A solenidade ocorre por iniciativa da deputada Doutora Jane (MDB), tendo como coautores os deputados Eduardo Pedrosa (União), João Cardoso (Avante) e Ricardo Vale (PT).

“Sobradinho tem um papel de relevância histórica, social e econômica para o Distrito Federal. A cidade se destaca não apenas como um centro urbano, mas como um berço de cultura. E os moradores, grupo em que me encaixo, têm muito orgulho disso. Realizar a sessão solene para essa celebração dos 64 anos da cidade é reforçar a valorização da identidade local e reconhecer os feitos alcançados ao longo dos anos”, destaca Doutora Jane.

A deputada observa que a solenidade será um momento para destacar as conquistas, os desafios superados e também falar sobre projetos futuros, que visam ao desenvolvimento e bem-estar da comunidade local.
 

“Nasci em Sobradinho, cidade de onde nunca saí, e sou muito feliz em, como deputada, poder proporcionar esse momento solene para os moradores. Será uma noite especial e a escolha do Teatro de Sobradinho como cenário é também muito simbólico”, conta Doutora Jane.

Além dos deputados proponentes da sessão, estão entre os convidados o administrador regional de Sobradinho, Gutemberg Tosatte Gomes; o coronel Marcelo Maciel da Silva, do 5º Comando de Policiamento Regional; o coordenador da Regional de Ensino de Sobradinho, Marcílio Lacerda Almeida; o comandante do 22º Grupamento de Bombeiros Militar, tenente-coronel Daniel Saraiva Gomide; o diretor do Hospital Regional de Sobradinho, Bruno Pessanha Guedes; o delegado-chefe da 13ª Delegacia de Polícia, Hudson Bruno Maldonado; e o gerente de Cultura Regional de Sobradinho, Benedito Fernandes Almeida.

No decorrer da solenidade, haverá entrega de moções de representantes da cidade.


 
História


Segundo informações da Administração Regional, Sobradinho começou a surgir quando Antônio Gomes Rabelo ocupou as terras onde atualmente se localiza a cidade e fundou a Fazenda Sobradinho. Durante a construção de Brasília, um dos diretores da Novacap, o deputado federal Iris Meinberg, que havia sido presidente da Confederação Nacional de Agricultura, teve a ideia de criar uma cidade tipicamente rural no Distrito Federal. A melhor opção encontrada foi assentar a nova cidade na região, que tradicionalmente desenvolvia atividades agropecuárias.

A partir de 1959, a Novacap elaborou o levantamento de uma área onde estaria localizada a sede da região administrativa. Havia a necessidade de alojar definitivamente imigrantes de outros estados como Goiás e Bahia, por exemplo. Essas pessoas foram transferidas para as margens da antiga estrada que ligava a cidade goiana de Planaltina à nova capital. A então cidade-satélite recebeu o nome de Sobradinho. Fundada em 13 de maio de 1960, porém só foi oficializada pelo Decreto nº 571, de 1967.

De acordo com o censo 2022 do IBGE, a região administrativa de Sobradinho tem população de 72.273 habitantes.

Francisco Espínola – Agência CLDF

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat