Caio Bonfim e Gabi Muniz, os campeões dos 20 KM (Foto: Fernando Elias/CBAt)

O atleta do CASO-DF confirmou o favoritismo e venceu bem a prova dos 20 km, disputada em Brasília; no feminino, Gabriela Muniz, companheira de treinamento de Caio, em Sobradinho (DF) ganhou com tranquilidade

Os brasilienses Caio Bonfim e Gabriela Muniz, ambos atletas do CASO-DF, confirmaram o favoritismo em casa e venceram na manhã deste domingo (5/3) as provas do 20 km da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, disputada num circuito de 1 km montado no Eixão Sul, em Brasília.

Caio, medalha de bronze no Mundial de Londres-2017, liderou a prova de ponta a ponta, imprimindo um ritmo forte, de cerca de 4 minutos por quilômetro. “Foi uma prova excelente, mesmo porque Brasília fica a 1.200 m de altitude e estava calor”, disse o atleta, de 31 anos, que conquistou o seu 12º título da categoria adulta na Copa Brasil, referindo-se à dificuldade de disputar provas longas muito acima do nível do mar. “Gostei muito do resultado (1:21:55), levando-se em conta que foi a abertura de temporada. Isso me dá mais confiança para o resto do ano.”

O ganhador da medalha de ouro comemorou a vitória, abraçando familiares e amigos, que foram torcer para o brasiliense no circuito. Ele vibrou ainda com os dois filhos no colo, logo após completar o percurso. “Competir em casa é muito legal por poder receber o apoio dos amigos e dos familiares ainda mais começando com uma boa vitória.”

Caio lembra que a temporada de 2023 será extensa e repleta de competições importantes. “Quero fazer algumas provas na Europa. Estreio no calendário internacional no dia 25 de março, em Dudince, na Eslováquia, na prova dos 35 km”, comentou. “O foco é o Campeonato Mundial de Budapeste e os Jogos Pan-Americanos de Santiago, além do Sul-Americano de São Paulo.”

Caio venceu com quase 7 minutos de vantagem. Lucas Mazzo (CASO-DF) ficou com a medalha de prata, com 1:28:45, seguido de Paulo Henrique Ribeiro (AABLU-SC), com 1:30:27

Nos 20 km feminino, Gabriela de Souza Muniz também dominou a prova toda, completando as 20 voltas no circuito em 1:39:29, quase 10 minutos de vantagem sobre Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC), segunda colocada, com 1:49:23. Laryssa Fernanda Frois (SMELJ/Curitiba-PR) ficou com a medalha de bronze, com 1:54:28.

“Gostei muito da prova, foi uma boa estreia na temporada”, comentou Gabriela, de 20 anos. “Quero disputar algumas provas no Exterior este ano porque meu objetivo é melhorar meu tempo e tentar obter o índice para o Mundial de Budapeste, em agosto (1:29:20), comentou. “Estou feliz por competir em casa, obter um bom resultado. Senti um pouco o ar seco, mais isso é normal em Brasília. O percurso foi bom, mesmo que um pouquinho de subida.”

O CASO-DF ganhou os títulos dos 20 km por equipe. No masculino, a equipe de Sobradinho somou 20 pontos, seguido da AABLU-SC, com 7, e do Projeto Atletismo Campeão-PE, com 6. No feminino, a equipe brasiliense somou 16 pontos, à frente de AABLU-SC, com 6, e de Curitiba/SMELJ-PR, com 5 pontos.

PAN-AMERICANO DE MARCHA – Pelos critérios de convocação fixados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), serão convocados para o Campeonato Pan-Americano de Marcha Atlética, a ser disputado em Manágua (NIC), nos dias 15 e 16 de abril, o campeão e vice-campeão das provas de 20 km e 35 km da Copa Brasil no masculino e feminino. Serão chamados ainda os líderes do Ranking Brasileiro nas duas provas e nos dois gêneros no período de 1 de janeiro de 2022 a 5 de março de 2023.

Caso o primeiro colocado do Ranking garanta vaga em Brasília será convocado o terceiro colocado na Copa Brasil Loterias Caixa. Já no Sub-20 serão chamados os três primeiros colocados na competição deste domingo.

Mais informações como resultados completos e participantes CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.