sexta-feira, julho 12, 2024
InícioAgriculturaBenefícios do café para a saúde: o lado positivo da bebida apreciada...

Benefícios do café para a saúde: o lado positivo da bebida apreciada por muitos

O café é uma excelente bebida para nos ajudar a começar nossas manhãs ou nos manter acordados durante as reuniões. Muitas pesquisas recentes sugerem que o café oferece uma série de benefícios potenciais à saúde.

Embora a quantidade de café que você bebe e como você o tome faça uma diferença em seus benefícios à saúde, existem várias maneiras pelas quais sua xícara de café pode fazer bem ao seu corpo.

A seguir vejamos quais os benefícios do café para a saúde. Acompanhe!

Embora os pesquisadores nem sempre saibam exatamente quais ingredientes do café são responsáveis ​​por produzir os resultados de aumento da saúde de seus estudos, há evidências de que beber café pode ajudar a fazer o seguinte:

1. Melhore a saúde geral

Uma análise de quase 220 estudos sobre café, publicados no BMJ em 2017, descobriu que pessoas que consomem café podem desfrutar de mais benefícios gerais à saúde do que as pessoas que não bebem café.

A análise constatou que, durante o período do estudo, os bebedores de café tinham 17% menos probabilidade de morrer precocemente por qualquer causa, 19% menos probabilidade de morrer de doença cardíaca e 18% menos probabilidade de desenvolver câncer do que aqueles que não bebem café.

2. Protege contra diabetes tipo 2

Um estudo de 2014 de pesquisadores de Harvard publicado na revista Diabetologica acompanhou quase 124.000 pessoas por 16 a 20 anos.

Aqueles que aumentaram a ingestão de café em mais de uma xícara por dia durante um período de quatro anos tiveram um risco 11% menor de desenvolver diabetes tipo 2; aqueles que diminuíram a ingestão em um copo por dia tiveram um risco 17% maior de desenvolver a doença.

O motivo pode ser os antioxidantes do café, que reduzem a inflamação (a inflamação contribui para o risco de diabetes tipo 2).

Se você já tem diabetes tipo 2, no entanto, deve evitar produtos com cafeína, incluindo café. Foi demonstrado que a cafeína aumenta os níveis de açúcar no sangue e de insulina em pessoas com a doença. 

3. Controle os sintomas da doença de Parkinson

Vários estudos sugeriram que consumir cafeína pode reduzir o risco de desenvolver a doença de Parkinson.

Uma pesquisa publicada em 2012 na revista da Academia Americana de Neurologia mostrou que uma dose diária de cafeína equivalente à encontrada em duas xícaras de café preto pode ajudar a controlar os movimentos involuntários de pessoas que já têm a doença. 

Para tanto,  você teria que beber quase oito xícaras de chá preto para obter a mesma quantidade de cafeína.

4. Retardar o progresso da demência

Em um estudo de 2012 publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, pesquisadores da Flórida testaram os níveis sanguíneos de cafeína em adultos mais velhos com deficiências cognitivas leves, que podem ser precursoras de demência grave, incluindo a doença de Alzheimer.

Quando os pesquisadores reavaliaram os participantes dois a quatro anos depois, aqueles cujos níveis sanguíneos continham quantidades de cafeína equivalentes a cerca de três xícaras de café tinham muito menos probabilidade de progredir para demência total do que aqueles que consumiram pouca ou nenhuma cafeína.

5. Protege o fígado

Vários estudos publicados em revistas respeitadas descobriram que beber café tem efeitos benéficos no fígado, incluindo a redução do risco de morte por cirrose hepática, diminuição dos níveis prejudiciais de enzimas hepáticas e limitação da cicatrização hepática em pessoas com hepatite C.

6. Promove a saúde do coração

De acordo com um estudo publicado em 2021 na revista Circulation: Heart Failure da American Heart Association, beber uma ou mais xícaras diárias de café puro com cafeína foi associado a uma redução significativa no risco de insuficiência cardíaca a longo prazo de uma pessoa.

O estudo analisou os dados originais de três estudos de doenças cardíacas bem conhecidos: o Framingham Heart Study, o Atherosclerosis Risk in Communities Study e o Cardiovascular Health Study. 

Embora não haja evidências suficientes para apoiar a prescrição de café para diminuir o risco de doenças cardíacas, essa revelação recente parece fortalecer descobertas anteriores de que o café é, de fato, bom para a saúde do coração.

Em 2013, a revista Epidemiology and Prevention publicou uma revisão de estudos analisando a correlação entre o consumo de café e doenças cardiovasculares. 

Dados de 36 estudos diferentes mostraram que pessoas que bebem de três a cinco xícaras de café por dia têm menor risco de doenças cardíacas do que aquelas que não bebem café ou bebem mais de cinco xícaras por dia.

Embora o motivo não seja claro, uma possibilidade é que o café ajude a melhorar o controle dos vasos sanguíneos sobre o fluxo sanguíneo e a pressão sanguínea.

7. Reduzir o risco de melanoma

Um estudo de 2015 publicado no Journal of the National Cancer Institute analisou os hábitos de consumo de café de mais de 447.000 pessoas ao longo de 10 anos. Os pesquisadores descobriram que aqueles que bebiam quatro ou mais xícaras de café com cafeína por dia tinham um risco 20% menor de desenvolver melanoma do que as pessoas que bebiam café descafeinado ou não.

8. Menor risco de mortalidade

Seu café da manhã pode ajudar a diminuir o risco de morte. Um estudo de 2022 no The Annals of Internal Medicine mostrou que o consumo moderado de café sem açúcar e adoçado com açúcar, foi associado a um risco reduzido de mortalidade. 

A pesquisa mostra que aqueles que bebiam de 1,5 a 3,5 xícaras de café por dia, inclusive com açúcar, tiveram um risco 30% menor de morte por qualquer causa durante o estudo. 

Conclusão

Como pôde ler, diversos estudos estrangeiros trouxeram resultados positivos sobre os benefícios do café para a saúde. Por outro lado, é importante tomar a bebida com cautela já que tem alto teor de cafeína.

Doses regulares diárias podem beneficiar você e seu organismo e até mesmo prevenir o desenvolvimento de doenças. Então consuma de forma moderada e aprecie um bom café.

Fonte: Café Fazenda Floresta

Emícles Nogueira Nobre Júnior
Emícles Nogueira Nobre Júniorhttp://jornaldesobradinho.com.br
Jornalista Profissional DRT 12050/DF, Blogueiro, Gestor Comercial & Diretor Geral do Jornal de Sobradinho.
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments

error: Conteúdo protegido
WhatsApp chat